- Publicidade -
CotidianoCampinas registra 742 reclamações sobre abandono de veículos neste ano

Campinas registra 742 reclamações sobre abandono de veículos neste ano

De janeiro a agosto deste ano, a Emdec notificou 641 veículos por apresentarem características de abandono

- Publicidade -

Campinas segue registrando quantidades significativas de reclamações sobre abandono de veículos em vias da cidade. No período de janeiro a agosto de 2024, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) realizou 742 vistorias relacionadas a esse tipo de situação.

O número não é muito diferente da quantidade registrada no mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 773 vistorias relacionadas a veículos abandonados. Em 2023 como um todo, Campinas registrou 1.050 reclamações a respeito de carros abandonados na cidade.   

Abandono de veículos  

De acordo com a Emdec, das 742 vistorias realizadas neste ano, 641 veículos foram notificados por apresentarem características de abandono, 63 foram recolhidos ao Pátio Municipal e 29 situações foram informadas ao DLU (Departamento de Limpeza Urbana) – entenda abaixo.   

Esse tipo de situação de abandono ocorreu recentemente na Rua Pedro Álvares Cabral, atrás do Bosque dos Jequitibás. Moradores relataram ao acidade on que dois veículos, uma Towner branca e um Ford Escort preto, estão há anos deixados na via, sem nenhuma providência tomada pela Emdec.  

Questionada pela reportagem, a Emdec informou que não havia a solicitação formal registrada pelos canais sobre o caso. Mesmo assim, realizou uma vistoria no local nesta segunda-feira (14). Os agentes constataram que os veículos se enquadravam em situação de abandono e realizaram uma notificação.   

O que acontece com os veículos abandonados?  

A legislação municipal em vigor prevê que os veículos sem condições de circulação, que permaneceram nas vias por mais de cinco dias, sejam removidos ao Pátio Municipal. O prazo previsto para remoção dos veículos passou de 10 para 5 dias em fevereiro, a partir do Decreto Nº 22.682/2023, exceto para veículos envolvidos em crimes ou com restrição judicial.    

São considerados sem condições de circulação os veículos que:  

- Publicidade -
  • Estejam com a falta de um ou todos os vidros;  
  • Sem pneus ou rodas;   
  • Com um ou mais pneus furados ou murchos;   
  • Sem uma ou mais luzes de sinalização;   
  • Sem motor;   
  • Enferrujados;   
  • Sem placa;   
  • Com lanternas e demais luzes de sinalização de trânsito quebradas ou faltantes;  
  • Ausência de motor, câmbio ou diferencial, caixa de direção ou peças do motor;   
  • Falta de uma ou mais palhetas dos limpadores, um ou mais retrovisores, ou um ou mais para-choques.     

Ao se enquadrar nestas características, a Emdec faz tentativas de identificação e notifica o proprietário, por meio de um adesivo afixado na estrutura do veículo. Após a notificação, o proprietário tem cinco dias para fazer a remoção. Se o prazo for descumprido, o veículo é encaminhado ao Pátio.   

Para retirar o veículo do Pátio, o proprietário deve pagar todas as despesas, como taxas, remoção, estadia, eventuais multas de trânsito e licenciamento. Caso o veículo não seja resgatado dentro de 90 dias, é encaminhado para leilão, desde que não haja impedimento legal.     

No caso de veículos inservíveis, carcaças e sem placa, passado o período de cinco dias após a notificação, a Emdec aciona o DLU para a retirada da via. Há ainda situações de veículos objetos de roubos e furtos, que são direcionados à Polícia Civil. Estes, em geral, são produtos de crimes, carbonizados e são recolhidos ao Pátio da Polícia Civil.     

Por que as pessoas abandonam os veículos?  

diversos fatores que podem levar uma pessoa a abandonar um veículo na via. Entre eles, o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomas de Sá, conta que muitas vezes a pessoa não tem um local apropriado para guardar o automóvel e acaba deixando na frente de casa.  

“Às vezes é um veículo de família que a pessoa ela quer reformar, quer retomar aquele veículo para voltar a funcionar. Ele tem um projeto e ele quer que volte a funcionar. Tem situações que a pessoa também é acumuladora e acaba comprando dois, três veículos, e quer reformar para venda e não consegue”, complementa. 

Em casos de motoristas que já estão endividados, problemas de questão mecânica no veículo também podem levar ao abandono, por não ter condições financeiras de consertá-lo, segundo o gerente. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Santa Bárbara terá Feira das Nações com grandes shows; veja

Atendimentos a crianças vítimas de acidentes em casa cresce mais de 350% na região

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -