- Publicidade -
CotidianoCampinas registra chuvas 121% da média histórica em dezembro de 2022

Campinas registra chuvas 121% da média histórica em dezembro de 2022

Ao todo, o mês acumulou 523 milímetros, quando a média esperada é de 236 milímetros; temporais causaram estragos no decorrer de dezembro

- Publicidade -
Chuvas causaram alagamentos e transtornos em Campinas, em dezembro (Foto: Denny Cesare/Código 19)
Chuvas causaram alagamentos e transtornos em Campinas, em dezembro (Foto: Denny Cesare/Código 19)

Campinas registrou uma chuva histórica em dezembro de 2022, com um percentual 121% maior do que o esperado para o mês. De acordo com o Climatempo, choveu 523 milímetros no mês passado, quando eram esperados apenas 236 milímetros para o período. Com isso, esse foi o mês de dezembro mais chuvoso dos últimos 30 anos em Campinas, já que não chovia tanto desde 1992 – veja detalhes abaixo.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Acidente com caminhões e carro na Miguel Melhado, em Vinhedo, deixa motorista em estado grave

Carro roubado bate em cerca após andar na contramão e ser perseguido em Americana

 

Outras cidades da região de Campinas também registraram volumes maiores de chuva em comparação com a média histórica. Confira:

Indaiatuba

- Publicidade -
  • dezembro de 2022: 597 mm
     
  • média histórica: 218 mm

Campinas

  • dezembro de 2022: 523 mm
     
  • média histórica: 236 mm

Artur Nogueira

  • dezembro de 2022: 517 mm
     
  • média histórica: 259 mm

Valinhos

  • dezembro de 2022: 514 mm
     
  • média histórica: 236 mm

DEZEMBRO MAIS CHUVOSO

As fortes chuvas que caíram na região de Campinas na última semana de dezembro superaram a média registrada nos últimos 30 anos, apontou levantamento do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). De acordo com os dados do IAC, na semana de 23 a 29 de dezembro, os volumes superaram a média registrada nas últimas três décadas.

Em Campinas, o IAC registrou neste período 90,5 milímetros de chuvas e de 1 a 29 de dezembro o total bateu em 311 milímetros. O índice considerado na média seria de 217mm. Na primeira semana do mês, já havia caído sobre o município cerca de metade do volume previsto para dezembro inteiro em Campinas.

“Toda a região teve chuva acima do esperado para dezembro, mas o que mais chamou a atenção foi a concentração do alto volume na última semana, em especial de 25 a 28, o que causou alagamentos, deslizamentos de encostas e barrancos e quedas de árvores em diversas localidades”, comenta a pesquisadora do IAC, Angelica Prela Pantano.

TRANSTORNOS PELA CIDADE

As chuvas provocaram uma morte após uma queda de árvore de 35 metros em Campinas, além de alagamentos, enchentes e enxurradas em toda a região. Na última quarta-feira (28), uma figueira branca caiu na região do Bosque dos Jequitibás, em Campinas, atingiu um veículo e matou o motorista Guilherme da Silva, de 36 anos, durante uma tempestade, e também atingiu casas, outros veículos e derrubou um poste.

No dia 30 de dezembro, uma segunda árvore também caiu na região do Bosque, além de registros de queda de árvores no Taquaral e na Rodovia Lix da Cunha. Durante a semana a última semana do mês, o distrito de Sousas foi alagado e famílias ficaram desalojadas. Moradores de Barão Geraldo também ficaram “ilhados” por conta das chuvas e uma Estação de água do Rio Atibaia alagou nos últimos dias do ano de 2022.

ALERTA DA DEFESA CIVIL

Nesta segunda-feira (2), a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para chuva intensa, com rajadas de vento e granizo para a região de Campinas e outras regiões de São Paulo. O alerta é válido a partir de terça-feira (3) e vai até sexta (6). Segundo o órgão, o alerta é para chuvas intensas e contínuas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo no território paulista.

LEIA MAIS

Corpo do Rei Pelé começa a ser velado na Vila Belmiro
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -