Campinas teve em 2022 uma diminuição no número de alunos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade indicada. Segundo a pasta de Educação, a queda é percebida desde 2020.
Após o pior momento do período pandêmico, a expectativa era que os índices neste ano já chegassem perto aos de 2019, pré-pandemia, quando 4.202 alunos estavam matriculados. Até o mês passado, no entanto, apenas 2.511 pessoas se inscreveram para completar o ensino. Veja e compare todos os dados da cidade:
- 2019 – 4.202 alunos
- 2020 – 3.806 alunos
- 2021 – 3.957 alunos
- 2022 – 2.511 alunos
CAMPANHA DE CHAMAMENTO
Para atrair o interesse dos moradores da cidade, a secretaria municipal de Educação de Campinas iniciou uma campanha. A ideia é mobilizar o público-alvo e fazer com que os grupos voltem ao processo de escolarização. Para isso, as aulas nas escolas da cidade foram organizadas em diversos períodos do dia.
O secretário-adjunto de Educação, Luiz Roberto Mariguetti, argumenta que a educação faz com que as pessoas interajam melhor e faz com que o indivíduo potencialize sua cidadania e participe de maneira mais íntegra na sociedade.
“Estamos ofertando vagas em todos os horários. Temos turmas no período noturno, mas também temos escolas que ofertam aulas de manhã e à tarde. E a ideia é que essas pessoas possam voltar para e escola para que tenham mais dignidade e tenham melhor formação para acessar vagas de emprego”, explica.
LEIA MAIS
Gosta de filmes? Veja a programação do Cineclube do MIS Campinas
Dia das crianças: Procon Campinas encontra variação de até 270% em preços de brinquedos
O QUÊ, QUEM E QUANDO?
Os interessados com 15 anos ou mais, e que não concluíram o Ensino Fundamental (1ª ao 9ª ano, ou a antiga 1ª a 8ª série) podem participar e não há limite de idade. As matrículas são contínuas e podem ser feitas o ano todo.
COMO FAZER INSCRIÇÃO?
Para se inscrever, basta procurar qualquer escola da rede municipal de ensino (EJA, Educação Infantil ou de Ensino Fundamental) ou qualquer unidade da Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária) de Campinas.
Também é possível se inscrever pelo site educa.campinas.sp.gov.br/eja. “Após entrar na página, vá até o canto esquerdo da tela e clique na aba ‘Educação’. Em seguida, acesse o ícone ‘Educação de Jovens e Adultos Perto de Você’, e a página de inscrição será aberta”, detalhou a secretaria de Educação.
LEIA TAMBÉM
‘PodFalar, Mãe!’: Novo episódio traz explicações sobre descolamento retrocoriônico