Com 199 quedas de postes causadas por acidentes de trânsito no ano passado, Campinas lidera o ranking deste tipo de ocorrência em toda a região. Os dados são da CPFL, responsável pela distribuição de energia em vários municípios e que cobra o prejuízo dos responsáveis pelas colisões. Além de Campinas, outras cidades próximas, como Americana, também estão na lista – veja abaixo.
Os dados preocupam não só pra conta do risco de vítimas, mas também devido às interrupções do serviço causadas pelo acidentes em ruas, quarteirões e até bairros, ou partes de regiões inteiras. Em Campinas, uma via que registrou situações como essa ao longo do ano passado foi a Avenida John Boyd Dunlop, onde um poste despencou após uma batida de carro no dia 18 de novembro.
Em outros municípios da região, o problema também foi frequente ao longo de 2022: Confira:
- Campinas: 199
- Piracicaba: 93
- Americana: 51
- Sumaré: 50
- Hortolândia: 37
- Santa Bárbara dOeste: 34
- Total: 464
Motivo de preocupação entre os moradores da região de Campinas, os acidentes envolvendo postes de energia representam prejuízos à distribuidora do serviço, que, por sua vez, tem o direito de repassar os gastos com os danos e com a operação para reinstalação aos causadores das batidas.