Campinas tem ao menos 21 mil famílias que podem receber o kit gratuito de troca de antena parabólica por conta da chegada da tecnologia 5G. Desde outubro os moradores podem pedir a substituição e o agendamento segue aberto. Porém, para receber o kit gratuito é preciso atender critérios – veja mais abaixo.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a chegada do sinal 5G no Brasil fez com que todas as antenas parabólicas antigas de TV precisassem ser substituídas. Isso ocorre porque elas operam na mesma faixa de frequência que as conexões das redes 5G.
Nesse caso, quem usa antena parabólica para assistir a TV aberta precisará providenciar a substituição do equipamento, pois a próxima geração de tecnologia móvel ocupa a mesma “avenida” usada no céu por onde circulará o sinal do 5G. Quem não trocar poderá ter interferência no sinal e, após um tempo, não conseguir mais acompanhar a transmissão da televisão.
“Esse trabalho começou no começo de abril. O sinal passa a ser 100% digital, então há uma grande melhoria da qualidade da imagem e do som dos sinais que estão sendo enviados e com a vantagem de continuar com o sinal gratuito”, afirma Lucas Prado, gestor técnico Anatel.
LEIA TAMBÉM
Estúdio de podcast gratuito de Campinas abre agendamento; veja como fazer
IAC em Campinas abre hoje para visitas; veja como conhecer
COMO FAZER?
Se você faz parte de algum programa social do Governo Federal receberá um kit gratuito que será instalado pela Siga Antenado. Para isso, é preciso fazer um pedido no site – CLIQUE AQUI.
Quem não faz parte do perfil para distribuição gratuita, precisa fazer a troca por conta própria, contratando um serviço para isso.
“Até fevereiro de 2026, nós já vamos ter atuado em todos os municípios brasileiros”, relata Leandro Guerra, Presidente do Siga Antenado .
CIDADES MENORES
A partir de dezembro de 2022, a troca acontece em cidades menores na região de Campinas, em uma data a ser anunciada. A previsão é que estejam na lista os seguintes municípios:
- Hortolândia
- Indaiatuba
- Jaguariúna
- Monte Mor
- Morungaba
- Pedreira
- Sumaré
- Valinhos
Já em cidades maiores, como Campinas, a troca está sendo feita desde outubro e o agendamento segue aberto. Em todo o estado de São Paulo, foram mapeadas 1.606.449 antenas parabólicas, segundo a Anatel.
LEIA MAIS