- Publicidade -
CotidianoCampinas tem 28,8 mil famílias que precisam regularizar o CadÚnico

Campinas tem 28,8 mil famílias que precisam regularizar o CadÚnico

Cadastro é um requisito para acesso a benefícios sociais; prazo foi prorrogado e regularização exige agendamento na Prefeitura

- Publicidade -

Campinas tem cerca de 29 mil famílias que precisam atualizar o CadÚnico (Foto: Denny Cesare/Código 19)

Campinas possui mais de 107,7 mil famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único), sendo que 28.843 mil ainda não realizaram a regularização obrigatória.

Deste total, 5.673 famílias precisam atualizar o cadastro e 23.170 estão com algum problema no cadastro e precisam procurar a Prefeitura para acertar as informações.

LEIA MAIS 
Capital do interior? Veja brincadeira sobre a cidade de Campinas 
Taxa de embarque de Viracopos, em Campinas, fica 13,17% mais cara

A extensão do prazo para fazer a regularização foi anunciada pelo Governo Federal. Agora, os moradores têm até o dia 12 de agosto para fazer a atualização. Ao todo, são dois tipos de regularizações necessárias:

– A revisão cadastral, para famílias que tenham feito a última atualização entre 2016 e 2018. Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão nesta situação, terão até o dia 14 de outubro pra regularizar a situação.

– A averiguação cadastral, para aqueles que precisam atualizar algumas informações no cadastro. Nesta situação, prazo foi estendido até o dia 12 de agosto.

- Publicidade -

COMO REGULARIZAR

Para atualizar o cadastro, o interessado deve fazer o agendamento, que é obrigatório, pelo telefone 156 ou pelo e-mail cadastro.agenda@campinas.sp.gov.br.

A regularização é fundamental para que as famílias continuem recebendo benefícios sociais do Governo Federal como o programa Auxílio Brasil e a tarifa social de energia elétrica.

“Para evitar a questão de aglomeração e de filas, a pessoa liga no 156, passa os dados e recebe uma data, com o local onde vai ter que levar os documentos para fazer essa atualização. Nós temos feito uma busca ativa nesses agendamentos”, comenta a secretária de Assistência Social de Campinas, Vandecleya Moro.

Além disso, a secretária explica que é preciso ficar atento a todas as datas. “Então, se a pessoa agendou, nós verificamos quando é o prazo que vai vencer o benefício dela. Se o benefício vencer depois do agendamento, nós chamamos ela antes deste agendamento. Fazendo de tudo para que essa pessoa não perca o prazo”, finaliza.

Por meio do aplicativo do Cadastro Único, é possível às famílias cadastradas conferir se os dados estão atualizados. O sistema também oferece a possibilidade de saber se as famílias estão sob averiguação ou revisão cadastral.

LEIA TAMBÉM
Economia circular beneficia mais de 10 milhões de empregos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -