Campinas tem 3.764 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) que precisam ser renovadas até o dia 31 de janeiro. Segundo o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito), o número é referente a documentos que venceram em maio de 2022, mas que ainda não foram regularizados – confira abaixo como fazer a renovação digital.
De acordo com o departamento, a partir de agora, os condutores que possuem vencimento da CNH previsto a partir de 1º de janeiro de 2023 em diante precisam seguir o cronograma habitual – ou seja, providenciar a renovação do documento no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento.
Além disso, motoristas que tiveram o documento vencido em maio de 2022, cujo prazo de renovação havia sido estendido por meio da Deliberação 243 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) também precisam atualizar a CNH até o final de janeiro.
LEIA TAMBÉM
Campinas deve fechar parques quando chuvas acumularem 80 mm em três dias
Incêndio em empresa de Vinhedo deixa 12 feridos; cinco estão em estado grave
Além disso, outros 12.219 condutores de Campinas possuem o vencimento da CNH previsto para janeiro deste ano, e devem seguir o cronograma habitual até 30 dias após o vencimento.
Em caso de fiscalização de trânsito, a punição para quem não renovar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
COMO FAZER
O documento pode ser renovado de forma simples e prática, pelo portal Detran.SP, Poupatempo, app Poupatempo digital ou ainda pelo WhatsApp do Detran.SP (11 2178-9494). Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como nos casos de suspensão ou cassação do documento.
RENOVAÇÃO DIGITAL
Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br, app do Poupatempo ou Whatsapp do Detran.SP (11-2178-9494). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.
O condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B deve selecionar a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito. Nos casos de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.
Para as renovações das categorias C, D ou E o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.
Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH, no valor de R$ 124,06, e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão receberá a CNH física pelos Correios no endereço indicado pelo motorista.
LEIA MAIS
Legislação municipal é entrave para expansão do 5G no Brasil