Campinas possui 3.852 motoristas que precisam regular a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) até a próxima sexta-feira (30). De acordo com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), esses casos são de condutores que tiveram os documentos vencidos em outubro de 2022, mas que ainda não foram regularizados, por conta da prorrogação de prazo para renovação de CNHs durante a pandemia.
Além disso, outros 10.491 motoristas têm CNHs com data original de vencimento para este mês, cujo prazo para providenciar a atualização do documento é de até 30 dias após o vencimento – veja os prazos abaixo.
Vale lembrar que os motoristas que possuem o vencimento da habilitação previsto para este ano (desde janeiro de 2023), o prazo para a renovação da CNH é regular, ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento.
Em caso de fiscalização, não ter regularizado o documento no prazo correto é considerada uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
LEIA TAMBÉM
Veja como pagar multa por quase metade do preço em Campinas
Emdec fará bloqueios no entorno do Brinco neste domingo
PASSO A PASSO
Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.
Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. Nos casos de motoristas que exercem atividade remunerada com o veículo é necessário que façam também avaliação psicológica.
Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP
Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran-SP e Poupatempo.
Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço de sua preferência.
PRÓXIMOS PRAZOS
CNHs vencidas em outubro de 2022 – renovação até 30 de junho/2023
CNHs vencidas em novembro de 2022 – renovação até 31 de julho/2023
CNHs vencidas em dezembro de 2022 – renovação até 31 de agosto /2023
LEIA MAIS
Entenda o relatório da reforma tributária a ser votado na Câmara