- Publicidade -
CotidianoCampinas tem 466 casos de dengue confirmados em 19 dias 

Campinas tem 466 casos de dengue confirmados em 19 dias 

Informação foi divulgada pela Prefeitura, que realizou o terceiro mutirão contra a dengue do ano na manhã deste sábado (20)

- Publicidade -

Campinas já teve 466 casos de dengue confirmados neste ano, considerando o período até o dia 19 de janeiro. A informação foi divulgada pela Prefeitura, que realizou o terceiro mutirão contra a dengue do ano na manhã deste sábado (20).  

A ação chamada de “operação de guerra” foi realizada nos Jardins Eulina, Quarto Centenário, Bonfim e Castelo. Os locais foram selecionados por causa do número de casos confirmados ou suspeitos nos últimos sete dias e o objetivo é mobilizar a população para mais cuidados. 

Além dos 108 funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas, mais de 50 voluntários atuaram no terceiro mutirão de 2024.  

Segundo o coordenador do programa de Arboviroses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, além de visitar novos bairros, o mutirão de hoje foi um dia para trabalhar com redução de pendências no Jardim Eulina.  

“Voltamos às casas em que não conseguimos acesso nas últimas ações”, contou. De acordo com ele, a checagem semanal é importante para interromper o ciclo de vida do mosquito e não deixar que ele nasça. O descarte de materiais de forma correta, nos ecopontos, também é necessário, para evitar que o lixo se torne criadouro para o mosquito.  

Morador do Jardim Eulina, Carlos Alberto de Castro, já teve dengue e disse que sempre recebe os agentes. “Tenho bastante cuidado. O pessoal sempre passa para fazer vistoria e nunca nego (a entrada). Eles entram, olham tudo e dizem que está 100%’”, destacou.  

Uso de drones e chaveiros 

A Administração repetiu a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do mosquito aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou abandonados. Foram dois equipamentos, um da Defesa Civil e outro da Guarda.  

- Publicidade -

Com isso, chaveiros podem ser acionados, medida que está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial nº 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª vara da fazenda pública. 

Mutirões do ano 

Este foi o terceiro mutirão contra a dengue do ano. Veja o balanço dos outros que já aconteceram: 

6 de janeiro  

  • Bairros vistoriados: Jardim Santo Antônio, Dics 3, 4 e 5, e trechos do Dic 6, Jardim Rosalina e Jardim Santos Dumont; 
  • Três mil imóveis visitados, mas 48% estavam inacessíveis;  
  • 53 toneladas de materiais foram retiradas.

11 e 12 de janeiro 

  • Bairro vistoriado: Jardim Eulina;  
  • 2,7 mil imóveis visitados, mas 44,5% estavam fechados;  
  • 21,2 toneladas de resíduos descartados irregularmente em áreas públicas foram retirados. 

O balanço da ação de hoje será divulgado na segunda-feira (22).

Números da dengue em Campinas 

Campinas encerrou 2023 com 11.212 casos confirmados e 3 óbitos provocados pela dengue, segundo balanço atualizado divulgado pela Prefeitura neste sábado (20). 

Segundo a Administração, as novas ações de combate surgem diante do contexto de preocupação com os tipos 3 e 4 da dengue, já presentes em outros municípios brasileiros, e por conta da recorrência das ondas de calor, que favorecem a proliferação do Aedes aegypti. 

O tipo 3 do vírus circulou em Campinas pela última vez em 2009, e o tipo 4 havia sido registrado anteriormente em 2014. Crianças, adolescentes, além de adultos e idosos que não tiveram contato com a doença anteriormente são os mais vulneráveis. Além disso, há risco de dengue grave quando uma pessoa é infectada por tipo diferente ao anterior. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Rede social Kwai é investigada pelo MPF por suposto conteúdo falso

Google lança função “Circule para Pesquisar” no Android

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -