A quarta-feira (7) amanheceu em Campinas novamente com tempo nublado e chuvoso. Ontem (6) a chuva forte que atingiu a cidade voltou a causar transtornos em diversos bairros. Segundo a Defesa Civil, foram registrados cerca de 110 milímetros de chuva, que causaram quedas de árvore, enxurradas e alagamentos em casas.
Para hoje, a cidade está sob alerta da Defesa Civil estadual, que emitiu ontem um aviso de risco meteorológico, citando “condições para chuvas intensas e contínuas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados” nesta quarta-feira.
De acordo com o órgão, há previsão para acumulados moderados, estimados em 80 milímetros, para a região de Campinas, Sorocaba, Bauru e Araraquara.
“Como o solo já se encontra encharcado e há previsão para acumulados moderados, ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, informou o alerta da Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM
Mário Gattinho: PS infantil passa a funcionar no antigo hospital Metropolitano, em Campinas
Veja locais onde estão instalados os 9 novos radares já em operação em Campinas
PREVISÃO
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, o tempo segue instável nesta quarta-feira, com potencial elevado para temporais severos, incluindo rajadas de vento, muitas descargas elétricas, chuva localmente forte e volumosa, e não se descarta ocorrência de granizo.
“Esse quadro meteorológico demanda atenção redobrada com relação a impactos como alagamentos, enxurradas, transbordamento de córregos, queda de árvores/galhos e outros riscos associados à chuva forte e granizo”, reforçou o Cepagri, também recomendando atenção especial no trânsito.
“Além de pista molhada e do acúmulo de água, a redução de visibilidade apresentam maiores riscos de acidentes”.
ATÉ QUANDO VAI A CHUVA?
Nesta quarta-feira as temperaturas ficam entre 20ºC e 28ºC e a partir de quinta-feira o tempo deve voltar a firmar na região, com chances de chuva praticamente nulas até o sábado.
“A condição esperada de predomínio de sol também proporciona maior amplitude térmica e acentuada elevação nas temperaturas no curso do dia, que devem ficar entre 17ºC e 30ºC, e no final de semana as máximas devem superar os 32ºC. As chuvas devem voltar à região entre o domingo e a segunda-feira”, indicou o Cepagri.
LEIA MAIS
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta quarta-feira (07/12)