Campinas amanheceu nesta terça-feira (18) com tempo nublado e pancadas de chuva. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, nesta terça a condição de instabilidade atmosférica é reforçada na região, aumentando o potencial de ocorrência e de severidade de tempestades.
De acordo com os meteorologistas, a condição prevista para hoje é de céu parcialmente nublado a encoberto, e chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia, inclusive na forma de temporais, causando chuva intensa e volumosa, fortes rajadas de vento, grande incidência de descargas elétricas e possibilidade de granizo. As temperaturas ficam entre 19ºC e 26ºC.
“Tempestades generalizadas e com maior duração podem ocorrer, como linhas de instabilidade. É indicado especial atenção quanto à intensidade e volume das chuvas, que podem ocasionar transtornos, como enxurradas e alagamentos, além de proporcionarem riscos – por exemplo, maior risco de acidentes no trânsito devido à menor visibilidade e pista molhada”, alertou o Cepagri.
LEIA TAMBÉM
Formação de ciclone vai derrubar as temperaturas e causar tempestades em Campinas
Onça parda é flagrada caminhando em pátio de empresa em Nova Odessa; bombeiros fazem captura
CICLONE
Segundo o Cepagri, até amanhã as condições seguem moduladas pelo processo de formação de um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) sobre o Atlântico a Leste do litoral gaúcho. A formação deve causar declínio nas temperaturas nesta semana.
“A condição reforça áreas de instabilidade, organiza a entrada de umidade em baixas altitudes sobre o estado e proporciona chuvas em todo o estado paulista até a quarta-feira, quando uma frente fria associada a esse ciclone fará passagem por SP, em uma trajetória continental, ocasionando um declínio acentuado nas temperaturas já na virada de quarta para quinta-feira e deixando o tempo estável e frio, em função da entrada de uma massa de ar frio e seco”, informou.
A tendência para a quarta-feira é que a passagem da frente fria mantenha o céu encoberto e com chuvas intensas e persistentes/recorrentes entre a madrugada, manhã e início da tarde, a partir de quando as chances de chuva vão gradualmente diminuindo, podendo ocorrer redução da cobertura de nuvens a partir da noite.
As temperaturas ficam entre 20ºC e 24ºC, e ao longo da noite (virada de quarta para quinta-feira), é esperado um acentuado declínio nas temperaturas.
Na sexta-feira (21), quando é celebrado o feriado de Tiradentes, as temperaturas devem começar a cair, com a previsão de mínimas entre 10ºC e 12ºC. Durante o feriado prolongado, as máximas não devem ultrapassar os 25ºC, o que sugere uma folga com clima mais ameno na região (leia mais aqui).