Uma nova frente fria deve chegar à região de Campinas a partir desta quinta-feira (18), com queda nas temperaturas, ventos fortes e estimativa de 15 mm de precipitação.
De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a queda nas temperaturas deve ser sentida entre a noite de quinta e o final da manhã de sexta-feira (19). Além disso, os ventos se intensificam na metrópole.
“Na quinta-feira, antes da frente fria, os ventos sopram com forte intensidade e rajadas da ordem de 60 km/h – velocidades semelhantes às ocorridas na semana passada e causaram alguns danos, como quedas de árvores”, afirma Bainy.
CHUVAS NA REGIÃO
Segundo a previsão do Cepagri, Campinas tem indicativos de chuvas em torno de 10 mm a 15 mm durante o período.
“Chuvas são esperadas entre o anoitecer de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, principalmente. A partir da tarde de sexta as chances de chuva vão diminuindo. Não há expectativa de grandes volumes, mas isso ainda pode ser revisado nos próximos dias”, relata o meteorologista.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
O declínio mais acentuado nas temperaturas deve acontecer entre a sexta-feira e o sábado (20), quando a mínima deve ficar em torno de 9ºC. Ao mesmo tempo, os ventos seguem soprando com intensidade moderada a forte, o que pode baixar a sensação térmica, segundo o meteorologista.
“No sábado, as máximas não devem passar dos 20ºC, e no domingo, não devem passar dos 24ºC na região”, acrescenta Bainy.
O frio deve perder a força a partir da próxima segunda-feira (22). Apesar da manhã começar mais gelada, a frente fria vai perdendo a intensidade ao longo do dia, de acordo com a previsão do Cepagri.
ALERTA DA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil estadual emitiu na última terça-feira (16) um aviso de risco meteorológico incluindo a região de Campinas. Segundo o órgão, entre quinta-feira (18) e domingo (21), a passagem de uma frente fria provocará condições para chuvas fortes e queda significativa de temperatura.
De acordo com o boletim, as menores temperaturas devem ocorrer entre o final da madrugada e início da manhã. Há previsão de mínimas de 9°C na região de Campinas.
“Como há previsão de mínimas na casa dos 9°C, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua”, informa a nota.
PRÓXIMA FRENTE FRIA
Segundo o meteorologista Bruno Bainy, não é possível precisar se esta será a última frente fria do ano. Entretanto, ele afirma que “não há indicativos de outros eventos de frio intenso até meados de setembro”.