A região central de Campinas receberá um reforço na segurança a partir da próxima segunda-feira (23). Um contingente de 66 guardas municipais será responsável por intensificar o patrulhamento a pé em três turnos na área. O objetivo principal é elevar a sensação de segurança para a população que trabalha e circula pelo Centro. O foco, segundo a Prefeitura, é coibir o tráfico de drogas, furtos e roubos.
Essa ação é parte do “Programa Centro Mais Seguro”, iniciativa lançada pela Prefeitura com o propósito de implementar melhorias na região. O Centro tem sido alvo frequente de críticas da população, devido à degradação do ambiente e ao grande número de moradores em situação de rua. Muitos desses indivíduos fazem uso de drogas durante o dia e causam incômodos, como urinar nas portas de estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Prefeitura, o programa “Centro Mais Seguro” consiste em três equipes, cada uma com 22 guardas, operando em três turnos de trabalho. O primeiro turno ocorre das 7h às 14h, o segundo das 9h às 16h, e o terceiro das 13h às 20h, sob a supervisão da Superintendência do Centro. Essas equipes se somarão às já existentes na região. Vale destacar que os novos guardas são recentemente formados.
A comandante Lourdes da Guarda Municipal detalhou como o patrulhamento será executado, enfatizando que será feito a pé, com o suporte de viaturas motorizadas em segundo plano.
“Vamos poder atender todo o período de abertura e fechamento do comércio, bem como aqueles horários que as pessoas estão saindo do trabalho e estão nos pontos de ônibus”, explicou.
Ela lembrou também que, em breve, a GM vai começar a Operação Natal, quando será alterado o horário do comércio. “Vamos fazer um novo remanejamento de horário para que a gente possa atender todo o período de abertura das lojas”, acrescentou.
“É um reforço considerável em nosso desafio para definitivamente levarmos mais segurança a todos, comerciantes e população. Desde abril que a GM reforça as ações na área central e com mais 66 guardas teremos uma presença maciça para inibir as ações criminosas”, afirmou o prefeito Dário Saadi (Republicanos).
O anúncio da operação ocorreu na tarde desta sexta-feira (20) na Estação Cultura, na região central.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294