Campinas encerrou o último final de semana com um novo recorde. Após registrar a maior temperatura do ano na quarta-feira (23), ontem (27) a metrópole sentiu uma queda brusca nos termômetros e registrou a menor máxima de 2023 neste domingo (27). A confirmação foi feita nesta segunda-feira pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Segundo o Centro, ontem a máxima foi de apenas 15,5ºC. Até então, neste ano a menor temperatura tinha ocorrido no final do Outono, com 17ºC, registrado no dia 16 de junho. Dias antes, na quarta-feira (23), a cidade tinha registrado recorde de calor com 33,8ºC.
Mas afinal, até quando vai o frio?
De acordo com o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, nesta semana o tempo segue instável, com temperaturas mais amenas e previsão de chuva. Mas já no final de semana o tempo esquenta um pouco mais.
Hoje, a previsão de tempo predominantemente nublado se concretizou. A temperatura máxima nesta segunda-feira foi de 21,2ºC, às 14h, segundo o Cepagri.
“A gente deve ter algumas aberturas de sol principalmente à tarde, mas sol entre nuvens. Tem possibilidade de chuviscos isolados e rápidos na região, mas a expectativa é baixa. Para os próximos dias a gente vai ter maior alternância entre períodos parcialmente nublado, proporcionando mais entrada de sol, e nublado com pancadas de chuva”, afirmou Bainy.
A partir desta terça-feira, no entanto, as máximas começam a subir aos poucos, explica o meteorologista. No entanto, elas ainda não devem chegar aos 30ºC.
“A partir de amanhã as temperaturas voltam a subir gradativamente. A massa de ar frio vai se afastando pelo oceano adentro, mas a nebulosidade ainda vai manter as temperaturas máximas mais amenas. Elas sobem gradativamente, mas ficam ainda entre 24ºC e 25ºC até quarta-feira. Mas para o final de semana a gente deve voltar a ter temperaturas entre 27 ºC e 28ºC,completou o meteorologista.
E a chuva?
Apesar das temperaturas não esfriarem mais, a região segue com previsão de tempo instável, com chance de chuva até semana que vem.
“A gente não tem previsão de tempo firme e céu claro nesta semana. Temos indicativos de chuvas recorrentes aí pelos próximos dias. Até o começo da próxima semana tem possibilidade de chuva durante todos os dias dessa semana”, pontou Bruno.
Apesar do tempo mais cinza, setembro, conhecido o mês das flores, deve começar um pouco mais quente. “Setembro começa com temperaturas mais elevadas e máximas em torno dos 30ºC e mínimas em torno de 15ºC”, finalizou Bainy.
Balanço
De acordo com o Cepagri, após um mês quase inteiro de tempo seco e umidade relativa do ar em níveis críticos, agosto já encostou na média de chuva acumulada para o mês. Até agora, Campinas registrou o acumulo de 24,5 milímetros de chuva.
A média para agosto é de 25,2 mm. Já as temperaturas, mesmo com o frio atual, seguem cerca de 1,5ºC da média, tanto na média das mínimas, como nas máximas e da média geral do mês.