- Publicidade -
CotidianoCampinas teve mais de 600 raios durante temporal desta quarta-feira

Campinas teve mais de 600 raios durante temporal desta quarta-feira

Raios costumam ser formados pelas nuvens cumulonimbus, que aparecem bastante durante o Verão

- Publicidade -

Apesar do volume de chuva registrado em Campinas nesta quarta-feira (21) não ter sido tão expressivo, o destaque ficou para a quantidade de raios que ocorreram na região. A cidade teve 675 descargas elétricas durante o temporal de ontem, entre 16h e 20h.

Até o momento, Campinas já registrou 8.687 raios neste ano, segundo levantamento do Climatempo. Esse número é menor do que a quantidade acumulada no mesmo período do ano passado, entre 1º de janeiro e 21 de fevereiro, que foi de 20.551 descargas elétricas.

- Publicidade -

Como se formam os raios?

Os raios costumam ser formados pelas nuvens cumulonimbus, que aparecem bastante durante o Verão, muito comuns em dias quentes e úmidos.

De acordo com explicação do Climatempo, dentro destas nuvens temos uma grande quantidade de pedras de gelo e também de gotas de chuva, cristais de gelo e até neve. Todas elas se movimentam intensamente na nuvem cumulonimbus devido às fortes correntes de ar que existem dentro dela. É o choque entre as pedras de gelo que geram as cargas elétricas na nuvem.

“Em um certo momento, a nuvem fica como se fosse uma pilha com cargas positivas e negativas dentro dela. As cargas positivas ficam na parte superior da nuvem e as cargas negativas na parte inferior. Esta diferença de cargas gera a faísca, a descarga elétrica atmosférica na nuvem. O raio é a descarga elétrica atmosférica que chega ao solo”.

Temporal de quarta-feira

Campinas teve um volume de 2 milímetros de chuva nesta quarta-feira (21). Essa é a quantidade registrada pelas estações meteorológicas existentes, então pode ser que em algumas localidades da cidade tenha ocorrido uma quantidade maior de chuva.

Veja os volumes de chuva registrados ontem nas cidades da região:

  • Tuiuti: 47,6 mm;
  • Sumaré: 32 mm;
  • Santa Bárbara D’Oeste: 22,2 mm;
  • Piracicaba: 10 mm;
  • Campinas: 2 mm.

    *Com informações da EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

O que muda com o novo CPF?

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -