Os bairros de Campinas que terão blocos de Carnaval vão contar com reforço nas ações de fiscalização e de conscientização no trânsito a partir desta sexta-feira (17). O objetivo da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) é evitar acidentes e casos de embriaguez ao volante. O trabalho terá apoio da PM (Polícia Militar) e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Ao todo, a cidade terá 43 eventos nos cinco dias de Carnaval e as regiões de Barão Geraldo, Sousas e do Centro receberão reforço nas blitze e operações conjuntas. Nesses locais, além das ruas e avenidas, a previsão é que as abordagens educativas e a distribuição de panfletos pela Emdec ocorram também em bares – veja detalhes abaixo.
LEIA TAMBÉM
Campinas prevê renovação de frota completa de ambulâncias do Samu em maio
Campinas tem novo alerta da Defesa Civil para chuva forte, com rajada de vento e granizo
FISCALIZAÇÃO
De acordo com o coordenador operacional do 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar), major André Pereira, as fiscalizações vão contar com a participação de equipes e viaturas da PMR (Polícia Militar Rodoviária), que deve se posicionar em alças de acesso de rodovias e nas entradas dos distritos do município.
“Vai haver uma grande demanda gerada pelo fluxo de pessoas e de veículos pela cidade. Isso atrelado ao consumo de álcool é algo completamente negativo. Por isso é pertinente colocar pra população que, se preferir consumir álcool, dê preferência ao transporte público para evitar acidentes e até mesmo ser fiscalizado e cometer um delito de trânsito. A PM estará presente”, afirma.
Além da Emdec, da PMR e do Detran, as blitze de fiscalização montadas pela corporação também terão equipes da Polícia Científica da Polícia Civil. O trabalho recebeu o nome de ODSI (Operação Direção Segura Integrada).
AÇÕES EDUCATIVAS
De acordo com o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, os jovens são o público-alvo da campanha porque costumam ser a faixa etária predominante nos eventos deste tipo na cidade. Além disso, aponta que 44% dos acidentes de trânsito foram causados por excesso de velocidade e consumo de bebidas alcoólicas. Os dados são de 2021, último ano com os balanços atualizados.
“A grande maioria das pessoas que estarão pulando Carnaval é de jovens e por isso é importante frisar isso e reforçar a campanha neste momento”, diz.
Os panfletos que serão distribuídos apresentam detalhes dos dados oficiais coletados pela Emdec em 2021. Entre eles, o número de 151 mortes no trânsito, número 16% maior do que o registrado no ano anterior. Deste total, 22% das mortes foram causadas pela combinação entre o consumo de álcool e a direção.
ATÉ MARÇO
As ações no Carnaval integram o início da campanha “Beber e Dirigir Pode Matar”, que terá duração de quatro semanas. Depois das atividades em blocos e bares, a programação segue até o dia 12 de março e terá foco em bares localizados no entorno das universidades e em bairros com locais deste tipo. Nesta etapa, o objetivo é conscientizar os jovens no período de volta às aulas.
A campanha vai contar ainda com a instalação de oito painéis estáticos, 45 espaços de publicidade em abrigos de ônibus, cartazes nos veículos do transporte público municipal, além das redes sociais e também da imprensa.
LEIA MAIS
Dia do repórter: conheça 5 filmes sobre jornalismo para conhecer mais a profissão