- Publicidade -
CotidianoCentro de Campinas recebe primeira faixa em 'X' para pedestres

Centro de Campinas recebe primeira faixa em ‘X’ para pedestres

Projeto piloto foi instalado no cruzamento das ruas General Osório com Barão de Jaguara

- Publicidade -

Faixa em
Faixa em ‘X’ foi instalada como teste na cidade (Foto: Divulgação/PMC)

O Centro de Campinas recebeu nesta quarta-feira (1º) a primeira faixa de pedestres em “X”, utilizada pelos para travessia do cruzamento na diagonal.

O projeto piloto foi instalado no cruzamento das ruas General Osório com Barão de Jaguara pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

Segundo a empresa, os testes terão duração de três a seis meses. O local será monitorado, com a avaliação do “antes” e “depois” da implantação da nova sinalização.

A nova sinalização privilegia o deslocamento ativo e o pedestre, que economiza tempo de travessia no cruzamento das vias. Caso queira efetuar a travessia na diagonal, em vez de efetuar o deslocamento em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, ele realiza em uma única vez.

PORQUE NESTE LOCAL?

O local para o projeto piloto foi definido em função da circulação de pedestres e veículos. Contagem feita pela Emdec indica a circulação de 612 veículos no cruzamento, no período das 8h às 9h da manhã. E cerca de 500 pedestres, num período de meia hora.

Também foi considerado o fato de que ambas as vias terem sentido único de tráfego; pela necessidade de poucas intervenções de infraestrutura; calçadas estreitas que geram acúmulo de pedestres esperando para realizar a travessia tradicional; e pelo desejo de interesse de travessia na diagonal entre o Largo do Rosário e unidade de cartório localizado na esquina entra as vias.

As cores da nova sinalização seguem o mesmo padrão das faixas de pedestres tradicionais. Além das faixas de pedestres na perpendicular, também há duas faixas ligando as diagonais do cruzamento. A Emdec faz ações educativas no local.

- Publicidade -

Os pedestres, futuramente, responderão um questionários sobre a percepção da nova forma de travessia, avaliando tópicos como segurança, travessia mais rápida e aprovação.

TEMPO DO SEMÁFORO

Para realizar a travessia do cruzamento na diagonal, o tempo de “vermelho” total para todos os veículos no cruzamento foi aumentado, de acordo com a Emdec.

As faixas de pedestres em “X” são comuns em Tóquio, no Japão. Também em Londres (Inglaterra) e Chicago (Estados Unidos). No Brasil, o município de São Paulo começou a utilização em 2014, ou seja, há oito anos. Também a mesma sinalização é empregada em cidades como Goiânia (Goiás) e Fortaleza (Ceará).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -