A chuva que atingiu as cidades de Monte Mor e Capivari, na região de Campinas, na terça-feira (7), alagou diversos pontos e fez com que moradores precisassem deixar as residências devido à enchente do rio Capivari.
Monte Mor registrou 140 milímetros de chuva em um único dia e deixou cinco famílias desabrigadas. A chuva em Capivari também fez com que cinco famílias deixassem suas residências e a Prefeitura decretou estado de emergência na cidade.
MONTE MOR
Monte Mor chegou a registrar 140 mm de chuva em um único dia e deixou cinco famílias desabrigadas devido a enchente que assolou a cidade a noite de ontem (7). Segundo a Prefeitura, as famílias buscaram abrigo e proteção em casas de amigos e parentes.
Em nota, a Administração informa que os pontos mais afetados pelos alagamentos foram o bairro Farid Calil, próximo à Estação de Tratamento da Sabesp, Santa Cândida, Jardim Progresso, Jardim Capuavinha, e a região central, na Avenida Ayrton Senna e na rua Siqueira Campos, que ficou comprometida em vários locais, e também nas Chácaras Pindorama e Chácaras Planalto.
Segundo o secretário da Defesa Civil, Phablo Clemente, o rio chegou a atingir 4 metros em pouco tempo, e o município chegou a registrar uma tromba d’água. O secretário também informa que duas cabeceiras de pontes foram danificadas, a Tempranos e a outra no bairro Chácaras Planalto, e seguem por reparos pela Secretaria de Obras.
LEIA MAIS
Caminhão quebra na D. Pedro, em Valinhos, e causa 9 km de congestionamento
Cortes de árvores em Campinas: entenda o que diz a Prefeitura sobre a medida
A Defesa Civil atendeu ainda ao menos 7 solicitações de estragos por árvores caídas e duas ocorrências de muro com risco de desabamento, uma na escola estadual Dr. Elias Massud na região central e outra em uma residência.
CAPIVARI
Segundo a Defesa Civil de Capivari, choveu em média 95 milímetros na cidade na noite de ontem e o rio que dá nome ao município transbordou, chegando a 2,5 metros. Cinco famílias ficaram desabrigadas e 15 pessoas foram levadas para o ginásio de esportes Ronaldão. Devido aos ocorridos, a cidade decretou estado de emergência na manhã de hoje (8).
Marcos Roberto Fernandes, operador de máquina agrícola, foi um dos moradores que teve que pedir ajuda para a prefeitura devido a chuva. “De repente com a chuva que deu a água foi subindo e invadindo e não teve o que fazer, a gente teve que chamar o caminhão para tirar os móveis daí”, falou o operador.
Segundo a Administração, equipes se mobilizaram com caminhões para ajudar famílias ribeirinhas.
“Estamos fazendo preventivas com algumas famílias, temos cinco famílias alojadas no ginásio com 15 pessoas. A defesa civil está alertando que o rio vai subir e vai chegar a mais de 3 metros, a gente estima 3, 8 metros”, informou Bruno Barnabé, vice-prefeito de Capivari.
LEIA TAMBÉM