Algumas cidades da região de Campinas decidiram cancelar os tradicionais desfiles de 7 de Setembro por causa da chuva desta quarta-feira. Americana, Artur Nogueira, Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste foram algumas das cidades que confirmaram a suspensão dos eventos: alguns foram suspensos e outros, adiados. Em Campinas, apesar da chuva, o desfile na Avenida Francisco Glicério foi mantido (veja abaixo).
LEIA MAIS
Veja o que funciona em Campinas neste feriado de Independência
Comemoração do bicentenário terá show aéreo e desfile em Brasília; veja onde assistir
FORTE CHUVA
Em nota, as Prefeituras alegam que os eventos foram cancelados por precaução, para manter a segurança dos participantes.
Em Artur Nogueira, não haveria desfile, mas o hasteamento da bandeira e hino foram cancelados por causa da chuva. A cidade teria um ato cívico na Praça do Centro Cultural Tom Jobim. A solenidade começaria a partir das 7h30, e a programação contava com hasteamento da bandeira e participação do Projeto Retreta.
Em Americana, a Administração alegou forte volume de chuvas, que impossibilitariam a realização do desfile, e adiou o evento. “Em razão do aumento do volume de chuva, o Desfile Cívico de 7 de Setembro foi adiado para o próximo domingo, dia 11 de setembro, às 9h. O objetivo é garantir a segurança e conforto dos participantes e também para o público”, informou. A Prefeitura esperava 2,6 mil pessoas no evento.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste também adiou o evento, que deve acontecer no sábado (10).
“Em virtude do mau tempo, o Desfile Cívico de 7 de Setembro de Santa Bárbara d’Oeste foi adiado para este sábado (10), para o mesmo horário e local, das 8 às 12 horas em frente ao Parque Araçariguama. Com o tema “Brasil 200 – o futuro dos próximos 200 anos”, que celebra o bicentenário da Independência do Brasil, 41 agremiações percorrerão a Avenida Corifeu de Azevedo Marques, entre elas escolas municipais, escolas estaduais, grupos e entidades, setores da Administração Municipal e Guarda Civil, Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros”, informou a Administração.
Já a Prefeitura de Monte Mor informou o cancelamento do desfile por causa da chuva. O evento aconteceria às 9h na Avenida Ayrton Senna da Silva.
EM CAMPINAS
Mesmo com chuva, o desfile em Campinas foi mantido e começou às 8h na Avenida Francisco Glicério. O evento é realizado após dois anos de suspensão por causa da pandemia. Segundo a Prefeitura, eram esperadas 20 mil pessoas para assistir ao desfile. O balanço de quantos compareceram ainda não foi divulgado.
Para o desfile, Campinas contou com uma operação especial de trânsito, transporte e segurança. A cerimônia teve início às 8h com previsão de encerramento às 13h (leia mais aqui).