Um temporal com rajadas fortes de vento atingiu a região de Campinas na tarde desta quarta-feira (15), feriado do Dia da Proclamação da República. Por volta das 17h, o céu começou a ficar carregado e houve ocorrência de raios. Em Campinas, a tempestade foi registrada na região do Jardim Chapadão, Vila Castelo Branco e bairro Botafogo, e houve queda de árvores – veja mais abaixo.
Já no Parque Industrial, a forte chuva deixou os moradores do bairro sem energia elétrica. A divisa da metrópole com Valinhos também registrou temporal no final da tarde. Além disso, uma forte ventania também atingiu a cidade de Paulínia e causou o cancelamento de um evento da dupla João Bosco e Vinícius na tarde de hoje.
Em Americana, a parede de uma academia caiu sobre duas crianças no bairro Vila Santa Maria durante o temporal. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas têm 11 e 12 anos. Elas foram encaminhadas ao pronto-socorro municipal para atendimento e o local foi parcialmente interditado.
O temporal
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, as pancadas de chuva foram resultado de uma maior disponibilidade de vapor de água e da instabilidade termodinâmica. Ainda segundo o Centro, a instabilidade deve seguir nesta quinta-feira (16).
Segundo a Defesa Civil de Campinas, o maior volume de chuva foi registrado na estação do Satélite Íris, com 12,9 milímetros. O órgão municipal ainda divulgou que os ventos chegaram a 74 km/h às 17h20.
Quedas de árvores
A Defesa Civil de Campinas também registrou queda de árvores e problemas em um imóvel na Avenida Homero Vasconcelos de Souza Camargo, no Jardim Ipaussurama. Veja os locais com queda de árvore:
- Rua Antônio Schiavon – Chácara Três Marias (Região Norte)
- Rua Francisco Humberto Zuppi – Cidade Universitária (Região Norte)
- Rua Luiz Palma – Jardim Santa Lúcia (Região Sudoeste)
- Rua Girlane Simões – Jardim Mercedes (Região Sudoeste)
- Rua Cravinhos- Vila Anhangüera (Região Sul)
Alerta da Defesa Civil
Para o final de semana, a Defesa Civil do Estado emitiu um aviso meteorológico sobre pancadas de chuva e temporais. O alerta cita riscos de rajadas de vento, granizo e raios.
O panorama deve ser sentido na região de Campinas entre sexta (17) e domingo (19), quando, além da frente fria, a virada no tempo será “causada pela soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia”. O comunicado também pede atenção com os ventos em algumas cidades.
“Há condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas. As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, com possibilidade de, próximo e durante o temporal, ter condições de chegar à 100 km/h em algumas áreas“, diz o comunicado.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294