Campinas começou o fim de semana amanhecendo nesta sexta-feira (28) com tempo nublado e clima ameno. Por volta de 7h20, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 19,4ºC. Mesmo com chuvas, a previsão ainda é de calor, com a máxima chegando a 30ºC hoje.
“A previsão para a sexta-feira é de céu parcialmente nublado a encoberto, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, preferencialmente à tarde e à noite. A sensação de tempo abafado persiste, apesar de as temperaturas não subirem tanto quando nos dias anteriores”, informou o Centro.
Segundo os meteorologistas, a condição de chuvas é causada por uma frente fria que passa próximo ao litoral do Estado. Ontem, a chuva causou queda de árvores, enxurrada e granizo na região (veja mais aqui). Ainda de acordo com o Cepagri, o sábado deve manter essas mesmas características: temperaturas entre 21ºC e 30ºC com chances de chuva ao longo do dia.
LEIA TAMBÉM
Vídeos flagram furtos de casinha de cachorro de rua e de placa na região de Campinas
Eleições: Campinas terá esquema especial de segurança para 2º turno neste domingo
ALERTA DA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta ontem para tempestades seguidas de raios, rajadas de vento e granizo na região de Campinas. O alerta é válido a partir desta sexta-feira (28) e vai até a terça-feira, 1º de novembro. Isso acontece, segundo órgão, por conta da passagem de duas frentes frias.
A previsão para é de acumulado elevado de chuva em 72h elevado, sendo 70 milímetros, e chuva forte na região de Campinas. Com isso, a Defesa Civil ressaltou a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.
SEGUNDA FRENTE FRIA COM QUEDA NAS TEMPERATURAS
De acordo com o Cepagri, há indicativos para a passagem de uma nova frente fria na virada do mês, de forma continental – resultando em chuvas volumosas e bem distribuídas sobre o estado e acarretando declínio acentuado nas temperaturas.
“As estimativas de temperaturas mínimas para o começo de novembro ainda variam bastante, ficando em torno de 10ºC. Historicamente, a menor temperatura registrada pelo Cepagri em novembro foi de 10,9ºC em 2020, desde 1989”, completou o Centro.
LEIA MAIS
Será que a pandemia de covid-19 acabou? Veja o que dizem especialistas