Sete cidades pertencentes ao Circuito das Águas Paulista retomaram as aulas presenciais na rede estadual de ensino na última quarta-feira (14), de acordo com dados da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. São elas Águas de Lindoia, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Socorro. A decisão acompanha o decreto estadual, que permite o retorno das atividades com 35% da capacidade de ocupação das salas.
Durante o mês de março, o governo do estado de São Paulo incluiu o setor da educação como serviço essencial, permitindo a abertura das escolas nas fases mais restritivas do Plano SP. Entretanto, a retomada das aulas presenciais ficou a cargo das administrações de cada município a partir da última segunda-feira (12), quando a região saiu da fase emergencial e avançou para a fase vermelha.
Contudo, as cidades de Amparo e Serra Negra optaram por adiar o retorno às salas de aula, devido à alta de casos e mortes em decorrência da covid-19 nas últimas semanas. De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras, Amparo já registra 120 mortes pela covid-19, enquanto Serra Negra possui 45 óbitos desde o início da pandemia.
Para o retorno às salas, o governo estadual recomenda que os alunos mais vulneráveis devem ser priorizados nas atividades presenciais. Além disso, afirma que os conteúdos seguem disponíveis no Centro de Mídias SP e que todas as escolas permanecem abertas, independentemente do decreto municipal, para a entrega de chips, materiais impressos e merenda aos alunos em situação de vulnerabilidade.