- Publicidade -
CotidianoCidades ficam sem água durante calor intenso; veja lista

Cidades ficam sem água durante calor intenso; veja lista

Jaguariúna é um dos municípios mais afetados, mas também há relatos de Americana, Sumaré, Piracicaba e Artur Nogueira

- Publicidade -

Em meio ao calor intenso e ao aumento no consumo de água, moradores da região de Campinas estão enfrentando problemas de escassez em diversas cidades. Relatos sobre falta de água têm sido feitos desde o fim de semana, período em que ocorreu o pico da onda de calor. 

Jaguariúna é uma das cidades mais afetadas pela falta de água. O município atingiu 37,4°C no fim de semana, segundo dados da estação meteorológica do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).  

Falta de água em Jaguariúna  

No bairro Vargeão, os cerca de 600 moradores estão completando pelo menos quatro dias sem abastecimento, segundo relatos. O síndico de um dos condomínios precisou contratar quatro caminhões-pipa, com 37 mil litros de água potável cada um, para conseguir abastecer as residências nesta segunda-feira (18), mas o processo é demorado.  

“Ontem estava de plantão e cheguei em casa às 18h30 e não tinha água nenhuma. Não consegui tomar banho. Terrível, nesse calor insuportável (…) Você chega em casa com uma surpresa maravilhosa dessas”, relata a cozinheira e moradora do bairro Ivonette Andrade, que pede por providências.   

“Precisa fechar o registro, porque se você não fecha de manhã, a tarde você não tem água para tomar banho e fazer a janta. Imagina agora, que secou a caixa d’água”, comenta o zelador Leandro Boni.  

Em diversos vídeos enviados à EPTV Campinas, moradores denunciam a falta de água em outros bairros de Jaguariúna. Apesar da onda de calor na região, muitos dizem que esse já é um problema crônico, em que nos últimos meses o abastecimento tem sido muito precário.  

Nos vídeos, moradores mostram as torneiras secas, sem uma gota d’água saindo. “Nada de água. Nós vamos utilizando o que tem na caixa”, diz uma moradora. “Tá complicado viver aqui na cidade [de Jaguariúna]. A Prefeitura não faz nada, e a gente vem sofrendo com esse calor”, comenta outra.    

O que diz a Prefeitura?  

Ao ser questionada, a Prefeitura de Jaguariúna informou que três bairros estão com falta de água hoje: Florianópolis, São José e Nassif, por causa de rompimento de rede das adutoras dos bairros Capotuna, Florianópolis e dos poços do Santo Antônio.   

A Prefeitura também disse que o calor excessivo e quase o dobro de visitantes na cidade são fatores que contribuíram para o aumento no consumo. Os relatos de falta de água começaram na sexta (15), e eles já teriam enviado alguns caminhões-pipa para fazer o reabastecimento, tendo hoje (18) quatro deles.  

- Publicidade -

Além disso, os reservatórios de condomínios e os da cidade como um todo estariam se recuperando. A Administração também destaca que vem fazendo vários investimentos na cidade, mas informou que até quarta-feira (20) a situação será normalizada.  

Outras cidades afetadas   

Moradores de outras cidades da região também enfrentam problemas com a falta de água no calorão. Há denúncias de Americana, Sumaré, Piracicaba e Artur Nogueira.  

Os relatos repetem as mesmas reclamações, de falta de abastecimento em diversos bairros e sem providências por parte da Administração dos municípios.  

A Prefeitura de Americana disse que não registrou reclamações, mas vai enviar uma equipe do Departamento de Água e Esgoto para verificar qual o problema no bairro Jardim Santa Elisa, de onde veio a reclamação enviada à EPTV Campinas.   

Piracicaba confirmou que houve problema no abastecimento na região do Cecap por causa da alta no consumo, diante do calor que fez no fim de semana, e disse que hoje a situação já foi normalizada. O Serviço Municipal de Água e Esgoto faz um monitoramento também dos vazamentos para evitar perdas.  

Em Artur Nogueira, a Prefeitura disse que o calor intenso também prejudicou o abastecimento, em que o consumo está maior do que a capacidade de tratamento e de reserva de água na cidade. Não deu uma previsão para o abastecimento normalizar, mas pediu para que os moradores economizem água enquanto isso.   

A Prefeitura de Sumaré também foi questionada, mas não deu retorno até o momento de publicação desta matéria.  

*Com informações de Helen Sacconi/EPTV Campinas 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

SP pode ter recorde histórico de calor neste final de semana
Como recuperar fotos apagadas no celular ou no computador

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -