Uma clínica estética que oferece procedimentos corporais e faciais foi interditada pela Vigilância Sanitária na tarde desta terça-feira (31) no bairro Nova Campinas, em Campinas. Entre os problemas encontrados pelos agentes, estão a falta de itens adequados para higiene das mãos e lavagem de toalhas e lençóis, salas com bolor e infiltrações, e produtos vencidos (leia abaixo).
De acordo com a Prefeitura, a equipe do órgão foi à AD Clinic, na Avenida Doutor Hermas Braga, após uma denúncia pelo telefone 156. “O trabalho ocorreu à tarde, quando o local ficou totalmente alagado por causa da chuva”, informou o comunicado. Durante a ação, porém, os agentes constataram uma série de irregularidades nas salas e nos estoques. Confira abaixo a lista:
- Estava sem responsável técnico habilitado
- Sem manutenção preventiva de equipamentos
- Sem insumos para lavagem de mãos
- Produtos em frascos identificados com validade expirada
- Ausência de controle de temperatura do refrigerador
- Falta de registros de procedimentos operacionais padrão
- Ausência de procedimento adequado para lavagem de toalhas e lençóis
- Falta de abrigo externo de resíduos
Riscos aos pacientes
Para a chefe do Setor de Serviços de Saúde e de Interesse à Saúde da Prefeitura de Campinas, Ana Lúcia da Silva Montini, a falta de estrutura percebida no teto e nas paredes colocavam os frequentadores do local em risco todos os dias.
“Especialmente causados por ambiente com bolor e infiltrações, sem procedimentos comprovados de higiene, toalhas, lençóis, uso de equipamentos sem registro de manutenção, uso de produtos vencidos e até mesmo riscos relacionados à parte elétrica e transmissão de doenças pelo alagamento”, disse.
Divergência na documentação
Ainda de acordo com Montini, a clínica estava com pedido de renovação de licença de funcionamento em aberto e foi verificada divergência na documentação apresentada sobre os responsáveis legal e técnico. “O caso não foi comunicado à Polícia Civil naquele momento porque as infrações foram consideradas de natureza sanitária na inspeção”, completou o município.
O outro lado
A empresa AD Clinic foi procurada pela reportagem do acidade on Campinas, mas não se manifestou sobre o caso até o momento. A matéria será atualizada assim que isso acontecer.
Repetição de casos
Na semana passada, uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária de Campinas, a Polícia Civil e o CRBM (Conselho Regional de Biomedicina) já havia interditado totalmente uma clínica de estética no Jardim Chapadão. Na ocasião, a força-tarefa descobriu que o local operava clandestinamente e fazia procedimentos de alto risco e invasivos como botox e preenchimento labial.
“O segmento de estética está em expansão e a oferta constante de novos procedimentos é bastante atrativa para toda a população. Entretanto, muitos procedimentos realizados nesses locais oferecem risco à saúde caso não sejam feitos dentro das normas sanitárias e por profissionais habilitados”, defendeu a chefe do Setor de Serviços de Saúde e de Interesse à Saúde, Ana Lúcia Montini.
A Vigilância Sanitária informa que as denúncias sobre irregularidades deste tipo devem ser informadas pelo telefone 156. Além disso, justificou que os moradores devem sempre procurar por estabelecimentos com licença sanitária e profissionais legalmente habilitados para fazer procedimentos estéticos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294