Após cerca de quatro meses desde a sua instalação, parte da cobertura de sombrinhas na Rua 13 de Maio, região central de Campinas, já apresenta sinais de desgaste. Registros feitos pelo acidade on Campinas mostram guarda-chuvas quebrados, desbotados e até mesmo desmontados na armação decorativa de 5,5 metros de altura.
Ao todo, foram instalados 3,1 mil guarda-chuvas coloridos em uma estrutura que se estende por 800 metros, entre a Rua José Paulino e a Praça Floriano Peixoto, próximo à Estação Cultura. Os trabalhos no local foram concluídos pela Construtora Patriani em 24 de novembro de 2022 e, desde então, não houve manutenção.
Com as chuvas e temporais que atingiram a cidade de Campinas nos últimos meses, desde dezembro do ano passado, algumas sombrinhas tiveram a armação fechada e o tecido retorcido. Além disso, a exposição direta ao sol descoloriu os adereços.
LEIA TAMBÉM
Caminhão desgovernado derruba poste que cai e prende pedestre em Indaiatuba
Motorista é sequestrado ao sair de Viracopos, em Campinas; ‘vi minha vida por um fio’
Questionada sobre a decoração, a Prefeitura de Campinas informou que tanto a decoração dos guarda-chuvas, quanto a nova iluminação e mobiliário urbano foram doados pela Construtora Patriani, que venceu um chamamento público.
Em nota a Prefeitura informou: “a empresa é a responsável pela manutenção durante o primeiro ano e tem realizado a troca do material quando necessário”, informou.
Além disso, a Administração municipal informou que a secretaria de Serviços Públicos fará contato com a construtora para informar sobre o relato dos danos e solicitar a manutenção da estrutura.
Em nota, a construtora informou que os guarda-chuvas são trocados semanalmente e que as chuvas deste ano têm prejudicado a decoração.
“As fortes chuvas que tem tomado Campinas desde o início do ano, estão sendo desafiantes e sofríveis para a Construtora Patriani no que diz respeito à manutenção dos guarda-chuvas decorativos, instalados na Rua 13 de Maio. A Patriani faz a manutenção dos guarda-chuvas semanalmente, entre sexta-feira e sábado. São trocados por semana 100 guarda-chuvas, registrando no mês, 400 guarda-chuvas trocados”, informou, em nota.
REQUALIFICAÇÃO DA 13 DE MAIO
A proposta foi aprovada em julho e faz parte do Prac (Plano de Requalificação da Região Central de Campinas). O projeto inclui 42 bancos em formato de pufes, 23 bancos retangulares e 15 lixeiras com capacidade para 150 litros.
Além disso, os fios de energia voltaram a ser suspensos para a instalação de 62 luminárias com dois pontos de luz de LED em cada uma. Cada um dos equipamentos tem sensores para acender ao fim do dia e desligar pela manhã.
A proposta apresentada pela Construtora Patriani foi aprovada pelo Corpo de Bombeiros e também pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), que avaliou que a estrutura proposta “não causará prejuízo à visibilidade dos bens tombados e nenhum dano estrutural”.
LEIA MAIS
Declaração do IR: Veja como baixar o programa, que já está liberado