O domingo (30) deve ter temperaturas amenas, com máximas de até 25ºC em Campinas. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a temperatura registrada na cidade era de 16,2ºC às 8h30, com ventos de 13 km/h.
De acordo com a previsão, a ocorrência de ventos mais intensos deve reforçar a sensação de frio durante a manhã. Segundo o Centro, as temperaturas devem ficar em torno de 13ºC e 25ºC.
LEIA TAMBÉM
Cachorro é flagrado ‘pegando carona’ em ônibus com cabeça fora da janela em Campinas
Campinas limita horários de eventos na Lagoa do Taquaral; entenda a medida
“A partir do anoitecer, os ventos voltam a adquirir intensidade moderada a forte, com rajadas ocasionais, que devem persistir até a manhã do domingo. No decorrer do dia, os ventos perdem força e a ampla entrada de radiação solar permite elevação térmica”, informa a previsão.
UMIDADE DO AR
Campinas não registra chuvas significativas, com volume superior a 10 milímetros, desde o dia 15 de junho. Em julho, até o momento, foram registrados 5,9 milímetros. A média esperada para o mês é de 36,7 milímetros, segundo informou o Cepagri.
Com isso, a umidade relativa do ar deve continuar pouco abaixo de 30% neste final de semana, sendo recomendadas medidas para umidificação de ambientes e das mucosas, além da hidratação abundante.
Devido às condições atmosféricas favoráveis, a concentração de poluentes vem aumentando na região, potencializando efeitos adversos à saúde, sobretudo de crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos e respiratórios.
“Além disso, o risco de fogo está muito alto em toda a região, o que exige cuidados para evitar o início de focos de incêndio, com especial atenção para fogueiras, queima do lixo e da vegetação, e o descarte de bitucas de cigarro”, acrescenta o Centro.
LEIA MAIS
Preços da gasolina e do diesel têm leve queda nos postos