- Publicidade -
CotidianoCom Unicamp, CNPEM e Sirius, Campinas é polo de inovação e tecnologia em SP

Com Unicamp, CNPEM e Sirius, Campinas é polo de inovação e tecnologia em SP

Metrópole abriga um acelerador de elétrons de possui centros de tecnologia voltados às empresas; confira

- Publicidade -

Campinas é considerada um polo de inovação e tecnologia devido aos centros de formação e desenvolvimento de pesquisas de diversas áreas de atuação. A metrópole do interior de São Paulo abriga aUnicamp, o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), o Instituto Agronômico de Campinas e o Sirius, um acelerador de elétrons que permite observar aspectos microscópicos dos materiais.

Embora haja predominância no setor de informática, as empresas de tecnologia também apresentam outros perfis, oferecendo produtos, processos e serviços em energia, biotecnologia e alimentos. Confira os detalhes abaixo:

Campinas completa 249 anos nesta sexta-feira (14). Confira aqui a programação de eventos para a data!

Unicamp

Neste ano, a Unicamp foi classificada como a segunda melhor instituição de ensino superior do país, segundo a 20ª edição do ranking de universidades QS World, um dos três mais respeitados do mundo. A Universidade Estadual de Campinas aparece em 220º no ranking geral e em 8º na América Latina, com 42,7 pontos.

Evento “A Redação no Vestibular Unicamp” está com inscrições abertas até as 17h desta sexta-feira (12) (Foto: Reprodução/Código 19) Cnpem em Campinas possui quatro laboratórios nacionais. (Foto: Divulgação/Cnpem) CNPEM, que abriga o Sirius, abre inscrições para “bolsa verão” (Foto: Divulgação/CNPEM) Sede do IAC fica na Avenida Barão de Itapura, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Além disso, a instituição possui o maior número de depósitos de patentes do Brasil em diversas áreas do conhecimento. Abriga o maior parque científico da cidade e realiza mais de 400 eventos científicos e tecnológicos por ano.

LEIA TAMBÉM
Você conhece as 7 maravilhas de Campinas? Confira fotos e curiosidades

- Publicidade -

Você sabia que Campinas é a 4ª cidade mais cara para se viver no Brasil?

CNPEM

O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) detém competências e desenvolvimento de projetos nas áreas de física, biologia, nanotecnologia, engenharia, química e meio ambiente. O local também abriga o Centro Brasil-China de nanotecnologia.

O centro se destaca no cenário nacional por ser centro de referência aberto, multiusuário e multidisciplinar, com ações direcionadas para diferentes atores do Sistema Nacional de CT&I.

Cnpem em Campinas possui quatro laboratórios nacionais. (Foto: Divulgação/Cnpem) CNPEM, que abriga o Sirius, abre inscrições para “bolsa verão” (Foto: Divulgação/CNPEM) Sede do IAC fica na Avenida Barão de Itapura, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro reúne equipes multitemáticas especializadas, infraestruturas laboratoriais e abertas à comunidade científica, projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, parcerias com o setor produtivo e atividades de formação e capacitação de jovens pesquisadores.

Nele funcionam quatro laboratórios nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – o Sirius (veja mais abaixo).

Mais recentemente, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola Superior de Ciência – curso de graduação inovador e interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sirius

Projetado e construído por brasileiros e financiado pelo MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações), o Sirius é uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. Este grande equipamento científico possui em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração, que gera um tipo de luz capaz de revelar a microestrutura de materiais orgânicos e inorgânicos. Essas análises são realizadas em estações de pesquisa, chamadas linhas de luz.

O Sirius comporta diversas linhas de luz, otimizadas para experimentos diversos, e que funcionam de forma independente entre si, permitindo que diversos grupos de pesquisadores trabalhem simultaneamente, em diferentes pesquisas nas mais diversas áreas, como saúde, energia, novos materiais, meio ambiente, dentre outras.

CNPEM, que abriga o Sirius, abre inscrições para “bolsa verão” (Foto: Divulgação/CNPEM) Sede do IAC fica na Avenida Barão de Itapura, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

De acordo com o CNPEM, as diferentes técnicas experimentais disponíveis nas linhas de luz do Sirius permitem observar aspectos microscópicos dos materiais, como os átomos e moléculas que os constituem, seus estados químicos e sua organização espacial, além de acompanhar a evolução no tempo de processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem em frações de segundo.

As linhas de luz do Sirius são instrumentos científicos avançados, projetados para solucionar problemas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. Seis linhas de luz já foram abertas para a comunidade científica e tecnológica, dentre um conjunto de 14 linhas inicialmente planejadas para cobrir uma grande variedade de programas científicos. Ao todo, o Sirius poderá abrigar até 38 linhas de luz.

CPqD

O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) é uma instituição independente, focada na inovação com base nas TICs  (tecnologias da informação e comunicação), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do país e para a inclusão digital da sociedade.

IAC

O IAC (Instituto Agronômico de Campinas) garante oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperação para a segurança alimentar e competitividade dos produtos. É um dos centros de P&D mais antigos do Brasil, tendo sido fundado em 1887.

Sede do IAC fica na Avenida Barão de Itapura, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Parque Científico

O Parque Científico da Unicamp permite a instalação de empresas que queiram estar próximas à universidade. Ao todo, o local possui uma área de aproximadamente 100 mil m², onde serão construídas estruturas como o centro administrativo, laboratórios de inovação e o centro de convenções.

CPqD Pólis

O CPqD Pólis existe desde 1999, oferecendo infraestrutura para empresas de alta tecnologia. São 360 mil m² cercados de área verde, onde 14 empresas de base tecnológicas estão instaladas.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -