- Publicidade -
CotidianoComunicado falso sobre comportamento em banheiro da Unicamp viraliza nas redes sociais

Publicação feita no X/Twitter, nesta segunda-feira (4), já acumula mais de 700 mil visualizações e é fake news

- Publicidade -

A foto de um comunicado sobre comportamento na utilização de banheiros da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) viralizou nas redes sociais nesta semana. A publicação foi feita no X/Twitter nesta segunda-feira (4) e já acumula mais de 700 mil visualizações.

A imagem postada mostra um aviso em papel colado em uma parede que dá a entender que está em um banheiro e seria uma nota oficial da reitoria da universidade, informando que é “expressamente proibido ejacular nos mictórios da universidade”, atitude que causaria “danos severos ao encanamento”.

- Publicidade -

Alguns usuários da rede social acabaram acreditando na veracidade do informativo, que possui a logo da Unicamp e da Polícia Militar, enquanto a maioria percebeu que seria uma brincadeira. Segundo o autor do post, o papel com as “boas maneiras” estaria colado nas dependências do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da universidade.

Comunicado falso sobre comportamento em banheiro da Unicamp
Comunicado falso sobre comportamento em banheiro da Unicamp. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O acidade on Campinas contatou a assessoria do instituto, que informou que o comunicado não foi localizado no prédio. Também disse que, pelas fotos, a suposta fixação não foi feita no instituto já que os azulejos que aparecem não são iguais aos que existem no local.

A assessoria afirmou que a postagem é um trote, ou seja, não é um comunicado oficial e sim uma fake news. Os comentários nas redes sociais apontam que esse tipo de trote é comum e já teria sido feito em outras instituições de ensino.

A reportagem também procurou a assessoria da Unicamp, que preferiu não se posicionar sobre o comunicado falso.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.