- Publicidade -
CotidianoConfira fotos da 'Superlua dos Cervos' em Campinas

Confira fotos da ‘Superlua dos Cervos’ em Campinas

Lua estava mais brilhante e mais próxima da Terra; veja registros feitos por moradores em Campinas e na região

- Publicidade -

SuperLua pôde ser vista por moradores de Campinas e região (Foto: Edvaldo dos Santos/EPTV)

Moradores de Campinas e região tiveram a oportunidade de acompanhar a Superlua na noite de ontem (13) e na madrugada de hoje (14) – veja os registros abaixo. 

- Publicidade -

Apesar do tempo nublado, muita gente conseguiu ver o satélite da Terra que era esperado ontem para ser o mais brilhante do ano.   

O fenômeno astronômico foi resultado da combinação de dois acontecimentos: a aparição da Lua cheia (quando Sol e Lua estão alinhados, e os raios solares atingem de forma frontal, e sem obstáculos, o satélite natural da Terra), e o perigeu, momento em que essa lua cheia, que orbita o planeta terrestre, se encontra mais próxima da Terra.  

LEIA MAIS  
Aniversário de Campinas: entenda porque não é feriado 
Por que Campinas tem esse nome? Confira significado 
Três homens são presos em Campinas com peças de caminhonetes importadas

Como há uma tradição de certas tribos indígenas do hemisfério norte em dar nomes às Luas Cheias, e mantida até os dias de hoje, o fenômeno também é chamado de a Lua dos Cervos ou Lua do Trovão. 

Por causa do fenômeno, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini também ficou aberto para receber o público. Mas mesmo em pontos não tão altos a Superlua pôde ser vista a olho nu. 

Confira os registros feitos por moradores da região:
  

- Publicidade -


A SUPERLUA 

Este fenômeno acontece quando nosso satélite natural ocupa a posição de maior proximidade com o planeta Terra, ficando aproximadamente 15% maior e com 30% de mais luminosidade. A Superlua se torna ainda mais especial, quando coincide com a fase de lua cheia, isso faz com que ela fique com um tamanho muito superior ao normal. 

A lua gira ao redor da Terra em uma trajetória elíptica (oval). A distância média em relação à Terra é de 384.405 km. No perigeu, ponto mais próximo da Terra, a distância chega a 357.448 km; no apogeu, ponto mais afastado da Terra, a distância chega a 405.363 km. 

O tempo necessário para que a lua complete um giro ao redor da Terra é de aproximadamente 27 dias. Nesse tempo, ela sempre ocupa a posição de apogeu e perigeu. 

O que faz a Superlua ser especial é a diferença de tempo entre o exato momento em que ela se encontra na posição do perigeu e o momento da ocorrência da fase cheia. Quanto menor essa diferença, maior será a aproximação do satélite. 

LEIA TAMBÉM  
Confira as festas julinas solidárias deste fim de semana na região de Campinas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -