- Publicidade -
CotidianoConheça Helô, a cadela robô que chamou atenção na Campinas Innovation Week

Conheça Helô, a cadela robô que chamou atenção na Campinas Innovation Week

A robô Helô é uma das atrações do Campinas Innovation Week, que teve início ontem (11), no prédio da Oficina de Locomotiva

- Publicidade -

Ela interage com o público, senta, pula e rola. Parece de verdade, mas não passa de inteligência artificial. A robô Helô é uma das atrações do Campinas Innovation Week, que teve início ontem (11), no prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio) e segue até sexta-feira, dia 14. O evento tem entrada gratuita (veja programação aqui).

A robô Helô foi desenvolvida para trabalhar como porteira. Ela foi levada ao evento por Alcino Villela, que a apresentou no stand da Inova, agência de inovação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) como um sistema robótico para portarias.

Como Helô surgiu?

A porteira criada por ele foi implantada primeiro no condomínio e deu tão certo que já pode ser realidade em outros espaços. Entre outras tarefas realizadas, Helô permite que o morador libere visitas por meio do aplicativo.

Ele conta que criou Helô a partir das necessidades que sentiu assim que se tornou síndico de um prédio e percebeu que a portaria estava cheia de problemas e custos.

“A Helô é dedo-duro, então se o portão fica aberto mais de 60 segundos ela avisa, principalmente se a pessoa recebeu uma encomenda e deixou o portão aberto. Ela avisa porque está colocando o condomínio em risco”, explicou o criador.

Voo de asa-delta

A simulação de um de asa-delta é mais uma atração do Campinas Innovation Week. No equipamento é possível viver essa aventura a poucos metros do chão.


O simulador de voo foi desenvolvido pela empresa DM Racer e garante uma “viagem” de dois minutos pelo céu de Campinas, sobrevoando pontos da cidade como a Unicamp, PUC Campinas, Lagoa do Taquaral, Catedral Metropolitana, Paço Municipal, Pátio Ferroviário e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde fica o laboratório Sírius. Não há contraindicações.

A empresária campineira Fabiana Quitério se emocionou com o voo.

- Publicidade -


“A gente vê Campinas por cima, vê toda a cidade. Meu coração ficou apertadinho com a Unicamp, que é onde as minhas filhas estudam e com a beleza da nossa Lagoa do Taquaral”,

disse

O coordenador de produção Artur Chiarelli ficou impressionado com o tamanho e o desenvolvimento de Campinas. “Eu estava testando o óculos do simulador de asa-delta e vi como Campinas é uma cidade grande. Sou de São Paulo e sempre pensei em Campinas como uma cidade do interior, mas é realmente uma metrópole”, disse.

O voo de asa-delta é gratuito, mas é preciso fazer inscrição para o evento, no site do Campinas Innovation Week. A inscrição dá acesso a todos os espaços, incluindo o show, e de acordo com o limite de lotação.

SERVIÇO
Campinas Innovation Week e Oiweek CIW
Data: 11 a 14 de junho
Onde: Pátio Ferroviário de Campinas
Endereço: rua Dr. Sales de Oliveira, 1.380, Vila Industrial, Campinas/SP
Inscrições pelo site: https://campinasinnovationweek.com.br/ .

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Quando o calor dará uma trégua em Piracicaba? Veja a previsão

Abertas inscrições para artesãos exporem na feira da Rua do Porto

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -