O programa de consultórios veterinários móveis já soma 17.110 atendimentos realizados em várias regiões de Campinas neste último ano. A iniciativa busca atuar na prevenção de doenças e atender a população que tem dificuldade em pagar uma consulta com médico veterinário.
Atualmente, Campinas conta com dois consultórios móveis, instalados em contêineres adaptados. Cada um possui três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa para o cadastramento dos interessados. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista.
LEIA TAMBÉM
Bosque dos Jequitibás é reaberto após quase sete meses; veja horário e mudanças
Frente fria volta para derrubar temperaturas, trazer chuva e ventos fortes a partir de domingo
Os animais atendidos passam por consulta, são microchipados e recebem vacina, se houver indicação. Os tutores recebem orientações sobre posse responsável e cuidados básicos com a saúde do animal. Veja os endereços e datas:
- Estacionamento em frente ao Bosque dos Jequitibás, até 17 de agosto
- Vila Padre Manoel da Nóbrega, até 24 de agosto
A previsão é que as próximas regiões a receber as unidades sejam Ouro Verde e Jardim Florence 1. Itinerante, cada consultório fica instalado de 30 a 45 dias no bairro e, se houver demanda, pode prorrogar o período de atendimento.
Saúde animal
De acordo com o diretor do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), Vagner Bellini, o programa tem se mostrado eficiente também na identificação de alguns casos de zoonoses, como leishmaniose e leptospirose, por exemplo, reforçando a parceria já existente do órgão com a Secretaria de Saúde. Quando a situação ocorre, a Secretaria de Saúde é comunicada.
Além disso, o DPBEA vai investir na implementação de uma segunda etapa no programa, que passa pela aquisição de equipamentos para realização de exames laboratoriais, com a coleta de material feita dentro dos Consultórios Móveis.
“Exames de sangue e bioquímicos podem melhorar a qualidade do diagnóstico dos veterinários”, afirma o diretor.
Atendimento
O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senha. Não é necessário agendamento prévio para que o animal doméstico seja atendido. Basta o responsável ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas. Mais informações podem ser conferidas no site.