- Publicidade -
CotidianoConsumo de energia na região cresce 13% com onda de calor

Consumo de energia na região cresce 13% com onda de calor

Motivo é o aumento no uso de aparelhos como ventilador devido às altas temperaturas; situação pode gerar pane

- Publicidade -

O consumo de energia elétrica nas dez cidades da região de Campinas, entre os dias 10 e 19 de novembro, durante a onda de calor que estabeleceu recordes de temperaturas máximas, foi aproximadamente 13% superior à média habitual para esse período do ano. O alerta foi emitido pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Além disso, no período de 22 a 26 de setembro, o consumo foi 12% mais elevado, segundo a concessionária.

- Publicidade -

Essa elevação no consumo está diretamente relacionada às intensas ondas de calor, que resultaram em Campinas estabelecendo dois recordes consecutivos de altas temperaturas: um em 13 de novembro, atingindo 38,8ºC, e outro no dia seguinte, 14 de novembro, com 39,1ºC – ambos registrados na estação do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) do Taquaral.

Cidades da região onde o consumo subiu:

Campinas

Paulínia

Valinhos

- Publicidade -

Itatiba

Hortolândia

Piracicaba

Sumaré

Nova Odessa

Americana

Santa Bárbara d’Oeste

O desafio é que, além do desconforto físico, há risco de hipertermia que pode levar até mesmo à morte, mas também na iminência de panes no sistema elétrico da região. O risco é ocasionado por um aumento súbito no consumo, provocado pela utilização simultânea de dispositivos como condicionadores de ar e ventiladores.

“É importante que os clientes saibam fazer boas escolhas e, principalmente, utilizem os equipamentos da forma correta”, afirmou o gerente de eficiência energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Júnior.

Outro aspecto relevante apontado pelo especialista é o bolso. “Afinal, são justamente os hábitos de cada consumidor e os tipos de aparelhos utilizados que irão definir o quanto os clientes serão impactados nos gastos com conta de energia no fim do mês”, destaca.  

“Antes de adquirir novos aparelhos que utilizam alta carga de energia, é fundamental contratar um eletricista particular, habilitado para avaliar as instalações elétricas do imóvel. Esse profissional será capaz de dimensionar a rede interna da residência, garantindo a estrutura necessária para suportar os novos equipamentos. Uma instalação subdimensionada pode resultar em riscos, fuga de energia e gastos desnecessários com a conta de luz”, alerta Júnior.  

O gestor da CPFL explica ainda que, assim como as instalações internas dos imóveis, é preciso que a rede a CPFL também esteja dimensionada para oferecer uma energia segura, de qualidade. “Dependendo do endereço, a capacidade da rede deve ser reforçada para suportar o aumento de demanda, evitando impacto no atendimento da própria residência e também de imóveis vizinhos. Nesses casos, é importante que as pessoas entrem em contato com a companhia e solicitem uma análise para verificar se há a necessidade de reforço para aquele trecho de sua rede de distribuição”, orienta.

Dicas práticas

Condicionador de ar

Evite o uso por longos períodos

Evite temperaturas muito baixas muito baixas

Optar por modelos com timer, pois quando o cômodo estiver com a temperatura indicada, o aparelho será desligado automaticamente

Instale o modelo inverter, que economiza até 40% em comparação aos convencionais

Use-o junto com o ventilador, que faz com que o ar frio não se concentre apenas próximo ao chão, mas circule e refrigere todo o ambiente Lembre-se que ele representa até 15% da conta de força

Geladeira

Lembre-se que ela representa de 15% a 20% da conta de energia

Abra-a só para pegar ou guardar algo

Coloque-a em locais ventilados (longe de fontes de calor)

Nunca use a parte de trás para secar roupas e calçados

Chuveiro

Configure o modo Verão (reduz o consumo em até 30%)  

Desligue-o ao se ensaboar

Lembre-se que ele é responsável por 25% a 35% da conta .  

Iluminação  

Não acenda lâmpadas durante o dia. Aproveite a natural

Apague as luzes dos cômodos desocupados à noite

Substitua os modelos tradicionais por LED

Lembre-se que elas representam de 5% a 15% da conta.

TV

Desligue-a quando ninguém estiver assistindo

Utilize as funções timer ou sleep de desligamento automático antes de dormir

Lembre-se que ela representa de 5% a 10% da conta, quando ligada em média 4 a 5 horas por dia, considerando-se uma potência média de 150 watts

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Quem é Evandro Guedes, ex-policial militar que minimizou pena por violar corpos de mulheres mortas

Quem é o empresário de Alexandre Pires, preso por suposto envolvimento com garimpo ilegal?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -