A onda de calor fez Campinas bater hoje (14) o novo recorde de temperatura máxima do ano: 39,1º C. O registro oficial ocorreu às 14h20 e foi medido na estação do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) do Taquaral. O recorde anterior havia sido batido ontem (13), com 38,8º C na mesma estação.
Mas, além do calor, a cidade sofre também com o índice de umidade relativa do ar abaixo de 20% (atingiu 19,2% às 14h40), levando a Defesa Civil a emitir o estado de alerta para suspensão de atividades ao ar livre das 10h às 16h, a fim de evitar insolações. A cidade segue sob o alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e as temperaturas devem continuar em alta pelos próximos dias. A região está em alerta vermelho de “grande perigo” até sexta-feira (17).
Até quando vai o forte calor?
A atual onda de calor deve continuar até sábado (18), quando a massa de ar quente e seco do El Niño deve perder a força, informou o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Em relação à previsão de novos recordes de calor, a previsão é de que até quinta-feira (16) as temperaturas fiquem oscilando em torno dessa faixa.
“Não há indicativo de que ela vá subir muito mais. Pode até ser que a gente supere o recorde, mas nada que afete absurdamente na percepção da temperatura. Será mais um dia muito quente”, informa o meteorologista Bruno Kabke Bainy.
Por que esse calor?
A principal causa é um bloqueio atmosférico que está mantendo uma massa de ar quente no Sudeste do Brasil. “Esse bloqueio impede que as frentes frias avancem, e, à medida que esse ar quente persiste, ele vai se intensificando mais. Mas, ele já está perdendo a configuração”, declara Bainy.
O meteorologista lembra que, baseando-se na série histórica, é mais raro haver picos de calor nesta época do ano. O mais comum é que as maiores temperaturas se concentrem no final de setembro e no começo de outubro, porque novembro é um mês que a estação chuvosa já está mais marcada.
Além disso, em novembro não há uma sequência de dias com tanto sol, já que as instabilidades são mais recorrentes e há mais nebulosidade, impedindo esses picos de temperatura tão pronunciados.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil também alerta que as pessoas não devem colocar fogo na vegetação. É um crime ambiental e risco para ocorrência de incêndios. “O fogo pode se propagar facilmente. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193. Caso veja alguém soltando balão denuncie à Polícia“, destaca o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Outra recomendação do diretor da Defesa Civil é com os animais. O calor do asfalto pode queimar as patinhas dos bichos de estimação. Por isso, não devem ser feitos passeios durante as horas de sol forte.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294