A Copa do Mundo começa neste domingo (20) com muita expectativa para os jogos da Seleção Brasileira. Será que o hexa vem aí? Pensando nisso, a cidade de Campinas terá o tradicional telão no Largo do Rosário, no Centro, para transmitir os jogos do Brasil e concentrar a animação da torcida.
O local terá ainda food trucks para atender os visitantes. Para dar segurança no entorno da praça será feita uma força tarefa entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal (saiba mais aqui).
DIAS DE JOGOS DO BRASIL SERÃO FERIADOS?
Como já destacamos aqui no portal, dia em que a Seleção joga, não é considerado feriado (leia a matéria completa aqui), mas as partidas acabam alterando o funcionamento de alguns serviços.
LEIA TAMBÉM
Copa do Mundo: veja histórias de torcidas da região de Campinas
Veja como é corrigido o Enem e saiba como usar suas notas
Entre eles os servidores da Prefeitura e alunos da rede municipal serão dispensados uma hora antes do início do jogo (veja aqui).
Já, as lojas do Centro têm abertura facultativa no horário dos jogos, ou seja, abre quem quiser. Confira os detalhes abaixo:
Vale lembrar que na primeira fase, a Seleção irá jogar nos dias:
- 24 de novembro (Brasil × Sérvia), às 16h – quinta-feira
- 28 de novembro (Brasil × Suíça), às 13h – segunda-feira
- 2 de dezembro (Brasil × Camarões), às 16h – sexta-feira
TELÃO DA COPA
Assim como na Copa de 2018, o telão de LED gigante no Centro de Campinas volta a ser atração durante as transmissões dos jogos da Seleção neste mês de novembro. O telão de LED é de 84 m² e foi instalado no Largo do Rosário. A estrutura também deve ser usada para exibir filmes de Natal. O local terá ainda food trucks e banheiros químicos para o público.
Para garantir a segurança, o 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Campinas confirmou à reportagem do acidade on que vai executar um plano de segurança para a transmissão de jogos da Copa do Mundo. A GM (Guarda Municipal) informou que também “terá patrulhamento” durante esses eventos, mas alegou que o esquema está sendo montado.
ABERTURA DE LOJAS NO CENTRO E SHOPPINGS
Os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro devem alterar o funcionamento do comércio na região central de Campinas. Os horários, porém, não serão estipulados pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). O funcionamento será facultativo.
A entidade detalhou ao acidade on Campinas através da assessoria de imprensa que “cada estabelecimento define como fará” e que não pode estipular uma programação, já que o planejamento de cada local depende do horário de jogo.
Já nos shoppings de Campinas as operações terão funcionamento diferenciado. Segundo os centros de compras, as lojas poderão fechar 30 minutos antes das partidas do Brasil, com retomada das atividades 30 minutos após o término do jogo. Contudo, o fechamento da loja é opcional.
ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
Alunos das escolas municipais de Campinas – creches, ensino infantil e fundamental – serão dispensados uma hora antes das partidas do Brasil na Copa do Mundo do Catar.
Já nas escolas estaduais, segundo a Seduc (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), cada unidade de ensino têm autonomia para definir atividades diversificadas durante os jogos.
Na rede particular, cada escola define como vai proceder nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Algumas liberam os alunos ou dão a opção dos estudantes assistirem aos jogos na escola.
SERVIDORES
Os servidores de Campinas serão dispensados uma hora antes do início dos jogos da Seleção Brasileira e as horas não trabalhadas serão compensadas posteriormente.
Ainda de acordo com a Administração Municipal, os serviços considerados essenciais, como a Saúde e a Segurança serão mantidos de forma ininterrupta.
LEIA MAIS
Seleção Brasileira chega ao Catar para disputa da Copa do Mundo