A explosão em um apartamento na noite de ontem (24), no bairro Botafogo em Campinas, deixou 44 pessoas feridas – sendo que algumas tiveram que ser resgatadas do prédio por rapel. O resgate terminou por volta das 22h30 do sábado, e o prédio segue interditado neste domingo (25). A explosão aconteceu em um apartamento de um coronel do Exército Brasileiro
A Defesa Civil interditou o local, por dano estrutural, o primeiro andar – onde fica o apartamento do coronel. Já a polícia, interditou todo o prédio para remoção da pólvora, das armas e para perícia.
Explosão em apartamento
Além dos 3 mil artefatos compostos pelo explosivo – incluindo uma granada M36 -, 60 armas de fogo, incluindo fuzis, rifles e espingardas foram encontradas no imóvel, segundo informações da perícia. O fogo, inclusive, começou em um cofre do coronel, de acordo com a mesma fonte.
A granada foi encontrada intacta, mas o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) a detonou em um local seguro. O apartamento do oficial da reserva fica no primeiro andar do Condomínio Fênix, na Rua Hércules Florence, pegou fogo e foi interditado pela Defesa Civil.
Expolsão em apartamento
Das 44 pessoas feridas, 37 precisaram receber atendimento médico e foram encaminhadas para o Hospital Casa de Saúde e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José. Nenhuma em estado grave.
Já o coronel reformado Vigílio Parra Dias teria saído do condomínio na evacuação e permanecia em lugar incerto, de acordo com o B.O.
Em nota, o EB (Exército Brasileiro), por meio do CMSE (Comando Militar do Sudeste), informou que o coronel possui certificado de registro válido como atirador, caçador e colecionador.
Informou ainda que uma perícia no local está sendo feita pelo EB, que acompanha os trabalhos dos órgãos de segurança pública para colaborar com a elucidação dos fatos.
.
Rapel
“Como a escada estava comprometida, para as vítimas que tinham condições, a gente desceu por essa técnica de rapel por fora do prédio. E as vítimas que tinham mobilidade um pouco mais complicada, a gente ventilou a escada para elas conseguirem descer”, afirmou o primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Ribeiro Vieira.
Os bombeiros ainda precisaram usar escudos balísticos da PM para proteger-se e resgatar as demais vítimas.
“Quando a gente conseguiu identificar que todas as vítimas estavam em segurança, a gente esperou um pouco, diminuiu um pouco essa questão das explosões, aí o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) nos auxiliou com dois escudos balísticos. A gente conseguiu ganhar o primeiro lance e acessar as vítimas que estavam acima”, completou.
Além de viaturas da dos Bombeiros e da Polícia Militar, pelo menos quatro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atenderam a ocorrência.
Um cachorro que estava no apartamento do militar foi resgatado pelos bombeiros.
Energia elétrica
A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) informou em nota que que, por segurança, desligou a energia do entorno do edifício.
“A companhia ressalta, no entanto, que no momento, já restabeleceu o fornecimento para a maioria dos clientes afetados e apenas o prédio em questão ainda se encontra sem energia”.
A energia no Condomínio Fênix deve ser religada após perícia.
Com informações de Gustavo Biano/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP