- Publicidade -
CotidianoCorpo de menina de 7 anos, morta após queda de árvore no Taquaral, é velado em Hortolândia

Corpo de menina de 7 anos, morta após queda de árvore no Taquaral, é velado em Hortolândia

A vítima foi atingida por árvore quando estava com a família em um piquenique na Lagoa do Taquaral; amigos relatam sentimento de inconformação e tristeza

- Publicidade -

 

Isabela Fermino, de 7 anos, morreu após queda de uma árvore na Lagoa do Taquaral, em Campinas (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Isabela Fermino, de 7 anos, morreu após queda de uma árvore na Lagoa do Taquaral, em Campinas (Foto: Reprodução/Redes sociais)

 

O corpo de Isabela Tiburcio Fermino, de 7 anos, morta após ser atingida por uma queda de árvore na Lagoa do Taquaral, em Campinas, é velado na manhã desta quarta-feira (25) em Hortolândia, onde a família mora. O velório começou às 6h no Cemitério Parque Hortolândia. O sepultamento é previsto para às 10h.

A vítima foi atingida pela árvore enquanto comemorava a festa de aniversário de uma prima, junto com a família em um piquenique no Parque Portugal. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo os bombeiros, pessoas correram tentando fugir da queda, mas a árvore caiu sobre a perna da menina, que teve choque hipovolêmico, quando se perde muito sangue.

Outras duas pessoas também foram atingidas, entre elas uma mulher de 27 anos que caminhava pelo local. Ela foi socorrida em estado grave e encaminhada para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Segundo a Prefeitura de Campinas, a vítima passou por cirurgia. A outra vítima seria uma prima da criança que morreu no local. Ela teve ferimentos leves e foi encaminhada para a Casa de Saúde.

 

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Tudo o que se sabe sobre a queda da árvore que matou criança na Lagoa do Taquaral, em Campinas

Após morte de criança no Taquaral, Campinas determina fechamento de todos os parques

 

O VELÓRIO

Durante a manhã, familiares e amigos se reuniram para se despedir. Com muita comoção, muitos não quiseram conceder entrevista. Uma amiga da família, relatou o sentimento de inconformação e tristeza.

“Era uma criança doce, linda, como o nome Isabela dizia, ela era bela, e a gente está inconformado. Alguém precisa ser responsabilizado por essa morte. Foi uma criança de 7 anos, como uma mãe sai de casa para passar o dia com os filhos e volta para casa sem a filha no braço? Não é só um acidente, não é, e a gente está destruído, é uma família que está destroçada”, disse Cássia Oliveira em entrevista à EPTV.

A família de Isabela é de Hortolândia e o pai da criança é pastor da Igreja Batista Monte Cristo. Ontem, após o acidente, a mãe da criança foi socorrida em estado de choque e permaneceu internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Padre Anchieta. Ela teve alta durante a tarde. 

Ontem (24) o advogado da família afirmou que está acompanhando o trabalho da perícia e que, caso seja comprovada a culpa do Estado, irá avaliar se vai entrar com uma ação de responsabilidade penal. Segundo a Polícia civil, um inquérito policial já foi instaurado e o caso foi registrado no 4º DP (Distrito Policial) de Campinas.

 

Velório acontece no Cemitério Parque Hortolândia (Foto: Helen Sacconi/EPTV Campinas)
Velório acontece no Cemitério Parque Hortolândia (Foto: Helen Sacconi/EPTV Campinas)

VEJA TUDO O QUE SE SABE SOBRE O CASO 

A queda da árvore aconteceu por volta de 9h30 desta terça-feira na área próximo aos pedalinhos, perto do portão 1 da Lagoa do Taquaral. O eucalipto despencou e ficou atravessado sob a pista de caminhada internada. 

No momento do acidente, um grupo de pessoas fazia um piquenique de aniversário, onde Isabela Tiburcio Fermino estava.  A criança foi atingida pela árvore, assim como outras duas pessoas, sendo que uma mulher de 27 anos ficou com ferimentos graves e está internada no hospital Mário Gatti. 

Após a tragédia, pessoas que estavam na Lagoa foram retiradas e o parque foi fechado temporariamente por medidas de segurança. Em seguida, no meio da manhã, a Prefeitura de Campinas anunciou o fechamento de todos os parques públicos como medida de segurança. O eucalipto gigante começou a ser removido pelas equipes da Prefeitura durante a tarde.

Um inquérito policial foi instaurado e o caso foi registrado no 4º DP (Distrito Policial) de Campinas, como morte acidental. A previsão é de que os depoimentos sobre o caso sejam ouvidos a partir desta semana.

O QUE DIZ A PREFEITURA?

O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, concedeu entrevista durante o começo da tarde de ontem, e disse que a saturação no solo, por conta do alto volume de chuvas, provocou a queda de árvore no Taquaral, e que o eucalipto ‘estava saudável’.

Segundo a Prefeitura, o Samu foi acionado às 9h25 e liberou imediatamente uma viatura em código 3 (passível de atendimento pela Unidade de Suporte Básico para transporte imediato para unidade de atendimento médico às vítimas). Às 9h29, com notícia da gravidade, houve a segunda regulação com a liberação de viatura UTI. A chegada ao local ocorreu às 9h37. 

“Assim que foi acionado, o Samu entrou em contato com o Resgate, dos Bombeiros, porque com a queda da árvore poderia haver pessoas encarceradas. Os pais da criança que veio a óbito no local foram encaminhados pelo Resgate para a UPA Anchieta. Uma das ambulâncias levou uma criança (prima da criança que morreu no local) para a Casa de Saúde e outra levou uma mulher para o Hospital Mário Gatti”, informou a Administração. 

Em nota, a  Prefeitura também pediu à população que evite circular em áreas com muitas árvores. 
 

“Por causa das chuvas constantes desde dezembro, a situação em várias partes da cidade é de solo encharcado, o que aumenta o risco de quedas de árvores. Em apenas uma semana, a Defesa Civil já registrou mais de 200 quedas. As chuvas que caíram na semana passada estão entre as três maiores da história de Campinas. Na quinta-feira, Campinas foi a cidade brasileira onde mais choveu”, diz a nota. 
 

 

LEIA MAIS

AGU pede bloqueio de bens de 40 presos em flagrante nos atos golpistas

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -