A creche Antônia Joana Barsi Ferrari, conhecida como creche da Lagoa do João Aranha, de Paulínia, ganhou o prêmio Educação Sustentável para a 1ª Infância, na 74ª Conferência Mundial da Omep World, que aconteceu em Atenas, na Grécia.
Entre os cinco projetos premiados, estava o “De Boa na Lagoa”, que foi escolhido para representar a América Latina na premiação. O programa já foi vencedor em outros prêmios como, Histórias que transformam, Meu Pátio é o Mundo e Fundação Lemman Conectando Boas Práticas.
LEIA MAIS
Museu das Ilusões volta a Campinas; veja informações sobre ingressos
Tucano é flagrado por câmera em empresa de Campinas; veja vídeo
Cachorrinha se enrosca em torre de antena e é resgatada em Cosmópolis
O PROJETO
O “De Boa na Lagoa” começou a ser desenvolvido em 2021 e tem como objetivo desenvolver valores como sustentabilidade, respeito e cidadania em crianças com idade entre 0 e 3 anos de idade, incentivando os pequenos a participarem ativamente da transformação da comunidade em que vivem.
Com intervenções artísticas desenvolvidas pelos alunos da creche, o entorno da unidade, que sofria com problemas como descarte irregular de lixo e a presença constante de usuários de drogas, foi revitalizado. A mobilização partiu da própria comunidade, que identificou essas demandas e desenvolveu junto à creche ações de incentivo e uso positivo do espaço público.
De acordo com a direção da creche, os resultados podem ser observados pela transformação do local, pela participação ativa da comunidade em mutirões e eventos, pelas parcerias firmadas e por ter chamado a atenção do poder público para as reais necessidades da população.
ATIVIDADES
De acordo com a diretora da creche, Tânia do Amaral Gomes, as atividades do projeto são constantes: “Essa parceria entre escola e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto”, afirmou.
O desenvolvimento das ações começou com reuniões com lideranças da comunidade, pesquisas para elencar as possíveis intervenções na região, visitas exploratórias à lagoa, que contava com rodas de conversas sobre os elementos da natureza. Confira algumas das atividades que foram feitas pelo programa:
– Elaboração de boletins informativos com as informações do projeto e as principais atividades desenvolvidas no entorno da lagoa a fim de incentivar a utilização positiva do local.
– Mutirões com a comunidade para adequação da calçada, construção de mureta para a instalação da placa de identificação da creche, confecção de mesa de piquenique de concreto e pintura do gradil pelos voluntários.
– Adequação da mureta com revestimento para espaço de atividades de pintura com tinta guache pelas crianças, emoldurada com peças de lego reaproveitadas.
– Pintura de mureta usando a técnica de carimbo de mãos das crianças para a confecção de peixes, borboletas, flores, etc.
– Reutilização de tampinhas de garrafa pet para confecção de mosaico pelas crianças, a fim de decorar a mesa de piquenique.
– Pintura dos pneus para confecção de jardim com o plantio de mudas florais em frente à creche.
– Confecção de brinquedo sensório motor com a figura do mascote da creche, o jacaré utilizando madeira de demolição.
– Confecção pelas crianças de composições artísticas com materiais reciclados.
– Concurso de desenho para escolha do logo do projeto sobre as belezas da lagoa, aberto às crianças da comunidade e avaliados pelas crianças da creche.
– Confecção de camisetas estampadas com os desenhos escolhidos pelas crianças que melhor representam a lagoa e suas belezas.
PRÓXIMOS PASSOS
O projeto segue em 2022. As crianças estão fazendo obras de arte com sementes recolhidas na lagoa e ilustrações para um vídeo de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Os pequenos também têm oficinas de construção de brinquedos com materiais recicláveis. Todas as produções devem ser expostas às famílias e comunidade em setembro ou outubro.
LEIA TAMBÉM
‘PodFalar, Mãe!’: novo episódio aprofunda discussão sobre tecnologia e desenvolvimento infantil