A Defesa Civil de Campinas emitiu nesta terça-feira (22) um alerta para altas temperaturas e forte queda da umidade relativa do ar a partir de amanhã (23). O comunicado, divulgado pela Prefeitura, indica que nesta quarta e quinta-feira os termômetros podem chegar a 36ºC no período da tarde e em pleno Inverno. O comunicado ainda destaca a “baixíssima umidade relativa do ar” no clima da cidade.
“As altas temperaturas são resultantes de uma grande massa de ar quente e seco, que também deve derrubar a umidade relativa do ar, aumentando riscos de incêndios florestais”, alertou o órgão, que deu dicas de cuidados para a população (veja mais abaixo).
Se o calor, acima do normal, se confirmar e a temperatura bater os 36ºC nos próximos dias, ele poderá ser o dia mais quente do mês de agosto desde que começaram a medições do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) em 1989.
LEIA TAMBÉM
Pastor é surpreendido por onça durante pregação e pede ajuda para Jesus: “Tira essa onça daqui”
Vídeo mostra mulher abandonando bebê em estacionamento de igreja
No final da manhã de hoje (22) a Defesa Civil fez uma reunião na Prefeitura para discutir medidas para onda de calor.
“Agosto já é um mês muito seco e com as temperaturas altas. Nós temos a probabilidade de extrapolar a quantidade de incêndios na nossa cidade e região. Isso preocupa muito do ponto de vista ambiental e de saúde pública. Estamos, inclusive, fazendo reunião com diversos órgãos no sentido de como podemos minimizar os efeitos dessa onda de calor, envolvendo pessoal da saúde, serviços públicos, Corpo de Bombeiros, órgãos de fiscalização. Porque a tendência nesses próximos dias é que haja um agravamento de situação e temos que aumentar as vistorias preventivas nessas áreas”, afirmou o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
O que causa o calor em pleno Inverno?
Segundo o Cepagri, o estado de São Paulo está sob influência de uma massa de ar quente e seco associada à alta pressão atmosférica em altitude, que suprime a formação e o desenvolvimento de nuvens e vem ganhando força no Centro-Oeste e Sudeste.
“Com a combinação do tempo estável, da condição de céu claro, e da entrada de um ar mais aquecido nos próximos dias, as temperaturas deverão subir de forma expressiva até a quinta-feira”, informou a previsão.
Porém, uma nova frente fria está prevista para chegar à região no sábado (26). Segundo o Cepagri, no sábado haverá uma queda acentuada na temperatura.
No estado
Segundo o Centro, as máximas hoje ficam entre 34ºC e 36ºC no Oeste do Estado e no Vale do Ribeira, entre 32ºC e 34ºC no Centro e Norte paulista e entre 30ºC e 32ºC entre as regiões de Avaré, Itapeva, Sorocaba, RMSP, Vale do Paraíba/Mantiqueira e Litoral.
No Sul e Leste do estado, e a umidade relativa do ar deverá estar entre 20% e 25% em praticamente todo o estado, sobretudo no setor Leste, entre Franca e Campinas.
“Amanhã, as máximas deverão estar ainda mais elevadas em relação a hoje em todo o território paulista, podendo superara os 38ºC em amplas áreas do noroeste do estado e superando os 34ºC em praticamente todas as demais áreas do território, com umidade relativa do ar mínima em torno ou abaixo de 20% em todo o estado”, reforçou o Cepagri.
Dicas
De acordo com a Defesa Civil, com as condições de calor intenso é fundamental não colocar fogo em áreas de vegetação e não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias. Além de causar incêndios de grandes proporções, a prática é considerada crime ambiental.
O cenário também requer cuidados redobrados com a saúde, por isso é recomendável a ingestão de água e proteção contra o sol, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usar soro no nariz.
“No caso de sintomas como transpiração intensa, fraqueza, tontura, dores de cabeça, temperatura corporal alta e outros sintomas que possam ser reflexo do calor intenso, busque apoio médico”, indicou o Cepagri.
LEIA MAIS
Ronaldinho Gaúcho poderá ficar em silêncio na CPI das Criptomoedas