*Com informações de Júnia Vasconcelos/EPTV Campinas
Você sabia que é possível ter “dengue nos olhos”? Com o período de alta dos casos em Campinas, especialistas têm alertado para um risco que muitos desconhecem: a possibilidade da doença causar problemas na visão.
Segundo Mônica Alves, oftalmologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e porta-voz do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a dengue pode causar três tipos de problemas nos olhos:
- Alteração na visão;
- Sensibilidade à luz;
- Vermelhidão nos olhos.
“O sintoma ocular mais frequente associado à dengue é a dor atrás dos olhos, que está relacionada a uma inflamação dos músculos”, explica.
Outros sintomas, como febre e manchas no corpo, já costumam ser de conhecimento da população, que acaba não se atentando tanto para a parte dos olhos.
Esse foi o caso da Gabrielle Leão, que trabalha como auxiliar administrativo e se assustou ao perceber a vermelhidão em seus olhos. “Sempre frisam muito sobre as dores na articulação, febre, e eu não tive isso. Aí no dia seguinte eu vi meu olho daquele jeito e eu realmente fiquei bem espantada”, contou.
A oftalmologista também contou que sequelas na visão causadas pela dengue são muito raras, e acontecem apenas em casos de inflamação no nervo do olho ou na retina.
Hemorragia nos olhos
Em alguns casos, a vermelhidão nos olhos causada pela dengue pode ser mais intensa, quando acontece uma hemorragia na membrana que recobre a parte branca do olho. Segundo Alves, o paciente normalmente consegue visualizar o fenômeno hemorrágico, que não traz nenhum sintoma visual e não deixa nenhuma sequela.
Dados de um hospital oftalmológico em Campinas mostraram que no ano passado foram feitos 32 atendimentos de pacientes com “dengue nos olhos”. Desses, 26 tiveram hemorragia que causa vermelhidão no olho e o restante teve a hemorragia apenas na parte interna, sem alteração na aparência.
Grupos mais afetados pela “dengue nos olhos”
Apesar dos sintomas da “dengue nos olhos” poderem aparecer em qualquer um, eles são mais comuns em alguns grupos, conforme explicou Leôncio Queiroz Neto, presidente do hospital oftalmológico que fez a análise. Ele conta que pacientes hipertensos e cardiopatas têm uma predisposição para manifestar essas hemorragias.
“Muitas vezes os hipertensos tomam medicações para o controle da hipertensão arterial, o que pode predispor a essas hemorragias. Também tem os pacientes cardiopatas, em que muitos são medicados com anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, e acabam sendo mais suscetíveis a essas hemorragias”, disse.
Os especialistas orientam a população a procurar um oftalmologista em qualquer sinal de alteração na visão, já que o tratamento iniciado no tempo correto sempre evita problemas mais graves.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Procurada pelo FBI, Patrícia Lélis deixa escapar localização em rede social
Rede social Kwai é investigada pelo MPF por suposto conteúdo falso