- Publicidade -
CotidianoDepois do IPVA, confira o calendário do licenciamento em 2024

Depois do IPVA, confira o calendário do licenciamento em 2024

Datas e valor foram confirmados nesta terça-feira (2) após publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo

- Publicidade -

Após detalhar os valores e as datas do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou nesta terça-feira (2) o calendário e o valor do licenciamento de veículos de 2024. Os prazos começam a valer em julho (leia mais abaixo).

- Publicidade -

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a taxa de licenciamento anual será de R$ 160,22 e foi definida pela Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo com base no valor da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), índice que é reajustado anualmente.

“O cronograma obrigatório tem início em 1° de julho e vai até dezembro. Já os veículos de carga (caminhão e trator) cumprem prazo diferenciado, de setembro a dezembro”, informa o Detran. Veja placas e prazos para as duas modalidades:

Calendário para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

Final 1 e 2: mês de julho

Final 3 e 4: mês de agosto

- Publicidade -

Final 5 e 6: mês de setembro

Final 7 e 8: mês de outubro

Final 9: mês de novembro

Final 0: mês de dezembro

Calendário correspondente aos veículos registrados como caminhão e trator:

Final 1 e 2: mês de setembro

Final 3, 4 e 5: mês de outubro

Final 6, 7 e 8: mês de novembro

Final 9 e 0: mês de dezembro

Como pagar?

Para realizar o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Renavam e pagar a taxa via internet banking, aplicativo, ou caixa eletrônico dos bancos conveniados. A lista de entidades inclui o Banco do Brasil, o Bradesco, a CEF (Caixa Econômica Federal), Itaú, Safra e Santander.

Após o pagamento, o download e/ou impressão do documento digital atualizado deve ser realizado pelos portais do Detran, Poupatempo e Senatran, além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e CDT (Carteira Digital de Trânsito).

E se não pagar?

A falta do pagamento, ou a regularização fora do prazo gera diversos transtornos. “Entre eles infração gravíssima, remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, detalha o comunicado publicado pelo departamento.

E as pendências?

O Detran-SP ressalta ainda que, mesmo que haja o pagamento da taxa, o licenciamento não será consumado e o documento atualizado será bloqueado, caso conste alguma pendência em relação ao veículo, como o IPVA e multas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Calor vem mais forte em 2024? Veja as previsões

Quais são os feriados em São Paulo em 2024? Confira a lista

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -