Nada como uma derrota de cada lado antes do primeiro dérbi do ano para deixar o confronto entre os arquirrivais campineiros ainda mais tenso e com ares de decisão.
Guarani e Ponte Preta entram em campo às 20h30 deste sábado (19), no Brinco de Ouro, em Campinas, com campanhas parecidas na disputa do Campeonato Paulista.
Pelo lado dos mandantes, o revés antes do clássico foi fora de casa, contra o Ituano: 3 a 0. O resultado deixou o Bugre com sete pontos e na terceira colocação no Grupo A.
LEIA TAMBÉM
Dérbi 202 terá esquemas especiais de trânsito e segurança
Já a Macaca perdeu para o Botafogo-SP por 1 a 0. A segunda derrota consecutiva em casa deixou o time alvinegro também na terceira posição do Grupo D, com sete pontos.
MOMENTOS PARECIDOS
Se dentro dos respectivos grupos as semelhanças ficam em evidência, na classificação geral da competição estadual o contexto faz o clássico deste sábado se tornar crucial.
Isso porque Guarani e Ponte não só possuem a mesma pontuação e total de vitórias, empates e derrotas, como também sofreram o mesmo número de gols até aqui: 11.
A única diferença está no total de gols marcados. A Macaca, na 11ª posição geral, fez sete contra os adversários. Já o Guarani, 12º na tabela, anotou cinco até o momento.
As campanhas fazem soar o alerta no Majestoso e no Brinco devido à proximidade das duas equipes da luta contra o rebaixamento para a série A2 do Campeonato Paulista.
Conforme o regulamento definido para o Paulistão, as duas equipes que tiverem as piores pontuações entre as 16 participantes serão rebaixadas ao fim da primeira fase.
Atualmente, Inter de Limeira, com 7 pontos, e Novorizontino, com 6, ocupam a 15ª e a 16ª posições, respectivamente. Quem vencer o dérbi, portanto, deve respirar aliviado.
NA HISTÓRIA
Como se não bastasse o clima de tensão devido à rivalidade e às campanhas parecidas, o dérbi de número 202 também evidencia o equilíbrio do confronto na história.
O Guarani tem vantagens nos confrontos gerais. Já a Ponte leva a melhor no histórico das disputas válidas pelo Campeonato Paulista.
No total, são 201 jogos até aqui, com 68 vitórias bugrinas, 66 alvinegras e 66 empates.
Já pelo estadual, a Macaca venceu 27 vezes e o Bugre 21. Os times empataram 33 partidas.
No último confronto, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado, empate em 0 a 0, no Moisés Lucarelli.
É DECISÃO!
É com esse clima de vencer ou vencer que os rivais se preparam para o confronto neste sábado.
No Guarani, a boa notícia é que os três titulares que estavam pendurados não tomaram o terceiro cartão amarelo contra o Ituano.
Com isso, o técnico Daniel Paulista pode contar com o goleiro Kozlinski, o lateral-esquerdo Matheus Pereira e o volante Rodrigo Andrade. Além deles, o zagueiro reserva Derlan também não tem impedimento para jogar contra a Ponte.
Pelos lados da Ponte, o técnico Gilson Kleina, criticado por parte da torcida, trabalha com a possibilidade de repetir ou não a escalação dos últimos dois jogos.
Sem contar com o zagueiro Dedé, que é a grande estrela do elenco e se recupera de uma lesão na coxa esquerda, o comandante pode repetir o esquema com três defensores contra o arquirrival.