- Publicidade -
CotidianoDomingo será de calor extremo na região de Campinas; veja como ficam as temperaturas

Domingo será de calor extremo na região de Campinas; veja como ficam as temperaturas

A situação deverá persistir e se intensificar na próxima semana; calor e tempo seco aumentam risco de incêndios

- Publicidade -

Depois da passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo, que trouxe um pequeno alívio para as temperaturas na sexta-feira (6), o domingo deve ser de muito calor e baixa umidade relativa do ar, de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp – situação que deverá persistir e se intensificar na próxima semana.

De acordo com o Climatempo, as temperaturas em Campinas devem ficar entre 21º e 36º. Já a umidade relativa do ar pode chegar a 17%. A condição de calor e tempo seco se repete nas cidades da região.

Há indicativos de chuvas somente para a segunda quinzena do mês, mas ainda há grande incerteza de quando e como elas devem ocorrer, segundo o Cepagri.  

Sob condição de baixa umidade, temperaturas em elevação e sem previsão de chuvas, o risco de queimadas para os próximos dias existe, e deverá aumentar progressivamente.

Defesa Civil emitiu alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado


A Defesa Civil emitiu alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado de São Paulo até a próxima terça-feira (10). As temperaturas podem chegar a 39ºC e a umidade relativa do ar a 15% em algumas regiões.

- Publicidade -

Recomendações com relação à baixa umidade do ar e calor

De acordo com o Cepagri, a condição de baixa umidade, aliada à qualidade do ar moderada a ruim (segundo critérios do “Índice de qualidade do ar” monitorados pela Cetesb), poderá prejudicar a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com comorbidades cardíacas e respiratórias, mas também da população geral.

Além disso, somando a baixa umidade relativa do ar, ao calor e maior concentração de poluentes, é importante adotar alguns cuidados:

  • Garantir a hidratação regular e constante (dando preferência à água e bebidas geladas e naturais, e evitando o consumo de bebidas alcoólicas, que causam desidratação)
  • Umidificar ambientes
  • Usar de soluções fisiológicas adequadas ao nariz e olhos
  • Evitar a prática de exercícios físicos ou atividades que demandem grande esforço físico nas horas mais quentes do dia

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Frente fria alivia, mas calorão persiste em Piracicaba e região

Suspeita de furto esquece chave do carro em farmácia e é presa


- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -