O domingo (6) amanheceu com céu aberto, sol e poucas nuvens em Campinas. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o tempo deve seguir assim ao longo do dia, com temperatura máxima podendo chegar a 31ºC. A mínima prevista é de 15ºC. No sábado (5), os termômetros chegaram a marcar 29,4ºC às 15h10.
O alerta dos meteorologistas do Cepagri é em relação à URA (umidade relativa do ar) mínima, que deve ficar entre 25% e 30%. Na tarde deste sábado, às 16h20, foi registrada a URA mínima do dia, que chegou aos 29,4%. “Com o tempo seco e com o acúmulo de poluentes na atmosfera, é importante manter a hidratação regular e umidificação de ambientes, bem como o uso de soluções adequadas para pele, olhos e mucosas ressecados”, alega o centro.
LEIA MAIS
Vídeo mostra urubu derrubando medicamentos em farmácia de Pedreira
Holambra tem Parque Cidade das Crianças com entrada gratuita
Para adotar esses cuidados, porém, é importante consultar um médico , principalmente pessoas com maior sensibilidade ou condições de saúde que possam ser agravadas pelo tempo seco. Além da falta de chuvas e da baixa umidade do ar, as estações da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) da região apontam longos períodos de qualidade do ar “moderada”.
“O que pode resultar em sintomas como cansaço ou tosse seca em grupos vulneráveis da população, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades cardíacas e respiratórias”, informa o Cepagri, que também chama a atenção para o risco de queimadas em todo o estado justamente devido à estiagem.
Veranico
Com a onda de calor dos últimos dias, nem parece que ainda estamos no Inverno. De acordo com Cepagri, esse calor fora de época é chamado de veranico.
“Pode-se dizer que estamos passando por um veranico (“warm spell”), em que já há vários dias as temperaturas têm permanecido um pouco acima da média (principalmente as máximas). E é isso que caracteriza um veranico – uma sequência de vários dias com temperaturas acima da média local/regional e associadas ao calor fora de época”, afirma o meteorologista Bruno Bainy(LEIA MAIS AQUI).
LEIA TAMBÉM