- Publicidade -
CotidianoVeranico: Estado de SP terá onda de calor no final de semana antes de nova frente fria

Veranico: Estado de SP terá onda de calor no final de semana antes de nova frente fria

De acordo com a previsão, as máximas podem chegar a 31ºC e o tempo seco influência na umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 30%

- Publicidade -

O final de semana deve ter temperaturas acima de 30ºC e tempo estável devido à influência de uma massa de ar seco na região de Campinas e do estado de São Paulo. Com a onda de calor dos últimos dias, nem parece que ainda estamos no Inverno. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, esse calor fora de época é chamado de veranico.

“Pode-se dizer que estamos passando por um veranico (“warm spell”), em que já há vários dias as temperaturas têm permanecido um pouco acima da média (principalmente as máximas). E é isso que caracteriza um veranico – uma sequência de vários dias com temperaturas acima da média local/regional e associadas ao calor fora de época”, afirma o meteorologista Bruno Bainy.


LEIA TAMBÉM

MP aponta superfaturamento de R$ 4 mi em contratos da Prefeitura de Valinhos

- Publicidade -

Obras inacabadas preocupam e fazem Unicamp prometer retomada; veja locais

Para o sábado (5), a previsão é de temperaturas entre 14ºC e 31ºC. Já para o domingo (6), as temperaturas devem ficar entre 15ºC e 31ºC. Essa alta nas temperaturas também é causada por uma massa de ar seco que permanece sobre o estado e grande parte do país, afastando nuvens e frentes frias que passam pelo oceano.

“Favorece gradual elevação nas temperaturas (que já estamos observando, e até o começo da próxima semana as temperaturas podem subir um pouco mais) e mantém a URA baixa. A formação de nuvens é inibida. Essa massa de ar, devido à estagnação, favorece também o acúmulo de poluentes na atmosfera”, acrescenta Bainy.

Umidade do ar

Nos próximos dias, a baixa umidade relativa do ar permanece, em resposta à massa de ar seco e ao bloqueio atmosférico que vem mantendo as condições de tempo estável em boa parte do Brasil. O final de semana deverá ter umidade em torno de 20%.

Com o tempo seco e com o acúmulo de poluentes na atmosfera, é importante manter a hidratação regular e umidificação de ambientes, bem como o uso de soluções adequadas para pele, olhos e mucosas ressecados, sobretudo pessoas com maior sensibilidade ou condições de saúde que possam ser agravadas pelo tempo seco.

- Publicidade -

Além do ar seco, as estações de monitoramento da qualidade do ar na região vêm indicando longos períodos de qualidade do ar “moderada”, o que pode resultar em sintomas como cansaço ou tosse seca em grupos vulneráveis da população, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades cardíacas e respiratórias.

“Em adição a esses quadros, a ausência de chuvas significativas nas últimas semanas exige especial atenção quanto às queimadas, pois o risco de fogo está muito alto em boa parte do estado, o que demanda cuidados para evitar o início de focos de incêndio, principalmente com relação a fogueiras, queima de lixo e de vegetação, e o descarte de bitucas de cigarro”, acrescenta a previsão.

E a frente fria?

A previsão ainda indica a passagem de uma frente fria pelo litoral do estado na próxima semana, entre terça (8) e quarta-feira (9). Contudo, essa passagem não deve influenciar o clima na região de Campinas.

“A influência dessa frente na região deve ser pequena, mais perceptível em aumento de nebulosidade e velocidade dos ventos, e com pequeno impacto nas temperaturas, e baixas chances de chuva”, finaliza Bainy.



LEIA MAIS

Instagram restringe conteúdo por DM para não seguidores

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -