Uma operação conjunta da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e da PM (Polícia Militar) aplicou 15 multas contra 13 motociclistas e dois motoristas na tarde desta segunda-feira (25) na Avenida José de Souza Campos, conhecida como Norte-Sul, em Campinas. As ações de fiscalização aconteceram no sentido Taquaral da via, próximo à Avenida Júlio Prestes.
De acordo com a Prefeitura, 23 veículos foram abordados. Entre as 15 autuações, houve casos relacionados à documentação irregular, excesso de passageiros e uso de celular na direção. Além disso, duas motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal e as equipes da PM também aproveitaram as abordagens para verificar situações, condutores, motos e veículos suspeitos.
“Focadas na abordagem de motociclistas, as operações buscam identificar aqueles que encobrem as placas ou que realizam algum tipo de adulteração na moto, além de outras infrações ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro), como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu ‘careca’ e de capacete com a viseira aberta, disse o Executivo no comunicado sobre a fiscalização de ontem.
Esta foi a quinta mobilização organizada em forma de blitz nos últimos dias em Campinas. As atividades integram a Semana da Mobilidade Urbana 2023.
LEIA TAMBÉM
Concurso público na região tem 50 vagas com salário de até R$ 8,6 mil
Onda de calor tem data para terminar; veja a previsão na região
Viseiras levantadas
Ainda conforme o município, por conta do alto volume de autuações a motociclistas com a viseira do capacete levantada nas últimas operações, a Emdec reforçou a orientação sobre o comportamento. Com isso, 45 motociclistas flagrados nessa situação receberam orientações educativas sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança da forma correta.
Excesso de velocidade
A blitz desta segunda também integra a campanha “#Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida”, lançada pela Emdec em parceria com a Bigrs (Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global). As ações são compostas por ações de comunicação e educação; e tem como principal público-alvo os motociclistas e a conscientização sobre o respeito aos limites de velocidade.
“O excesso de velocidade aparece como fator de risco em 25% dos 16 casos fatais analisados pela Emdec no primeiro semestre de 2023. Em vias urbanas e rodovias, foram 70 vidas perdidas no período. Os motociclistas ou garupas representaram 38,6% (27 óbitos) das vítimas fatais”, finaliza a empresa.
LEIA MAIS
Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais cinco réus pelo 8 de janeiro