Um novo desdobramento da operação “Placa Escura” aplicou 79 multas e recolheu oito motos ao pátio da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) nesta quinta-feira (3). A ação aconteceu na Avenida Ruy Rodriguez, na divisa entre os jardins Morumbi e Cristina, no eixo do distrito do Ouro Verde, e contou com o apoio da Polícia Militar.
Do total, foram 57 autuações por viseira levantada, fiscalização que não precisa de abordagem. Dentro do saldo da operação, oito motos foram recolhidas ao Pátio Municipal. A Emdec também realizou a fiscalização de escapamentos com ruído, com quatro autuações. Ao todo, 28 pessoas foram abordadas, sendo 26 homens e duas mulheres.
LEIA TAMBÉM
Corpo de professor é encontrado carbonizado em área rural de Americana
Vídeo de entregadores derrubando geladeira de R$ 35 mil viraliza nas redes
Essa é a terceira operação “Placa Escura” nesta semana. As duas primeiras, realizadas entre Emdec e Guarda Municipal, ocorreram no sentido Centro da Avenida John Boyd Dunlop, na altura da Rua Achiles Bertoldi, no bairro Cidade Satélite Íris, na região do distrito do Campo Grande. Essas são ações para coibir a prática de ‘rolezinhos’ de motociclistas.
Ação
A operação desta quinta contou com a participação de 16 profissionais da PM e seis agentes da Emdec. A equipe ficou posicionada no sentido Centro – bairro da Ruy Rodriguez, logo depois da ponte da rodovia dos Bandeirantes (SP-348). Os equipamentos de fiscalização estão em pontos anteriores ao local, sendo um radar fixo e outro em conjunto semafórico.
Além da obstrução da placa, a fiscalização também envolve a pilotagem com apenas uma das mãos, viseira do capacete aberta, transitar com pneu “careca”, documentação irregular e pilotar motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outras.
LEIA MAIS
Como vai funcionar o Tesouro Educa+?