- Publicidade -
CotidianoEmpresa indica que "luzes" vistas no céu da região podem ser restos de foguete da China

Empresa indica que “luzes” vistas no céu da região podem ser restos de foguete da China

Empresa especializada na identificação de lixo espacial afirma que luzes provavelmente vieram do “Longa Marcha 2C”, foguete usado para comunicações e observação da Terra

- Publicidade -

 

Luzes brilhantes registradas no céu de Amparo (Foto: Arquivo Pessoal)
Luzes brilhantes registradas no céu de Amparo (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma empresa especializada na identificação de lixo espacial que entra na atmosfera terrestre indicou que as “luzes” vistas no céu da região na noite da última segunda-feira (19) provavelmente são restos de um foguete chinês. A análise foi divulgada pela Saipher, empresa desenvolvedora do Horus (Sistema Holístico de Redução de Risco e Incerteza), que fornece informações sobre a consciência situacional no ambiente e no domínio espacial.

A possibilidade já havia sido mencionada pelo astrônomo do Observatório de Campinas, Júlio Lobo, mas ainda havia um impasse, com a chance também de ser um meteoro. A passagem da “luz brilhante” despertou a curiosidade de muitos moradores, que chegaram a fazer brincadeiras sobre o assunto (veja mais abaixo).

“No dia 19 de junho de 2023, por volta das 19 horas, diversas pessoas testemunharam a passagem de uma “bola de fogo” de origem desconhecida, que cruzou o céu e despertou o interesse de todos. As imagens capturadas por testemunhas mostram um objeto de cor verde-azulada, que se fragmentou ao entrar na alta atmosfera. Esse evento gerou perguntas e discussões sobre a origem e a natureza do objeto”, explicou a empresa.

LEIA TAMBÉM

Veja como o El Niño vai mudar o Inverno em Campinas a partir de hoje

Parque das Águas em Campinas tem áreas isoladas por risco de febre maculosa

- Publicidade -

Após uma investigação mais aprofundada, a Saipher conseguiu identificar o objeto em questão como provavelmente sendo o estágio de um foguete chamado Chang Zheng 2C, também conhecido como Longa Marcha 2C

“Trata-se de um veículo de lançamento espacial desenvolvido pela China, utilizado para colocar satélites em órbita terrestre baixa e desempenhando um papel importante nas atividades espaciais do país”,afirmou o Diretor de Inovação e Novos Negócios, Brigadeiro Veterano José Vagner Vital.

O OBJETO

Segundo o analista de Sistemas Espaciais da Saipher, Matheus Felipe Pacheco, o foguete tem aproximadamente 35 metros de altura e um diâmetro de 3,35 metros, sendo capaz de transportar cargas úteis de até 2 toneladas

“Ele faz parte da família de foguetes Longa Marcha, desenvolvida pela China Academy of Launch Vehicle Technology, e é utilizado para diversos propósitos, incluindo comunicações, observação da Terra, pesquisa científica e experimentos tecnológicos”.

De acordo com o analista, neste caso específico, o estágio do foguete perdeu altitude mais rapidamente do que o esperado, resultando em sua reentrada na atmosfera terrestre antes do previsto. 

“É importante ressaltar que especialistas afirmam que essa reentrada não ofereceu perigo, pois o objeto se desintegrou completamente”, destacou Matheus.

CURIOSIDADE

As luzes avistadas no céu da região de Campinas despertaram a curiosidade de muitos moradores, e houve divergências de opiniões entre os especialistas da área. Segundo o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, a causa mais provável era de lixo espacial adentrando a atmosfera terrestre devido à trajetória, duração e fragmentação do objeto.

“No Brasil, há dois grupos que pesquisam meteoro. Eu pertenço ao EXOSS (Exoss Citizen Science) e nós cravamos que 99% de chance de ser lixo espacial. Já o BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network) está dizendo que é meteoro, então tem esse impasse. Nosso grupo acredita que é lixo espacial. Se mostrar para engenheiro que estuda foguete, que entende de foguete, vai cravar que é lixo espacial”, afirmou ontem.

INTERESSE EM PESQUISA

“A ocorrência despertou o interesse de entusiastas da astronomia e cientistas, que viram nesse evento uma oportunidade de estudo. Observar a entrada de objetos espaciais na atmosfera terrestre pode fornecer informações valiosas sobre a composição e a trajetória desses objetos, além de contribuir para o aprimoramento dos sistemas de monitoramento espacial”, informou a Saipher.

O diretor da empresa, Vagner Vital, avalia que à medida que ocorrem avanços no conhecimento e na tecnologia, é fundamental continuar incentivando a pesquisa, o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e a exploração espacial responsável. 

“Eventos como esse nos lembram que ainda há muito a ser descoberto além dos limites da Terra. Portanto, vamos aproveitar essa oportunidade para refletir sobre as maravilhas do universo e incentivar o interesse pela ciência e pela exploração espacial. Juntos, podemos ampliar nossa compreensão do cosmos e desvendar os mistérios que nos cercam”, completa.

REGISTROS E BRINCADEIRAS

O objeto no céu ontem causou bastante curiosidade entre os moradores de Campinas e região. Muitos conseguiram capturar imagens em cidades como Limeira, Amparo, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Jaguariúna. Vídeos mostram as luzes “cruzando” o céu por volta das 18h30.

Nas redes sociais, muitos internautas também compartilharam suas observações. “Eu vi claramente, achei que fossem fogos de artifício”, disse Rita Pitarello.  Alguns moradores confundiram o objeto com balões, drones e até mesmo aeronaves.

“Eu vi ontem e ele ficou imóvel por muito tempo, pensei que fosse um avião”, comentou Fabiana Riedo.

A repercussão gerou também diversas brincadeiras, e os internautas mencionaram a possibilidade de serem ETs vindo “estudar os brasileiros”, fazendo referência a fenômenos naturais recentes em Campinas, como nevoeiros e até tremores de terra.

Contudo, as especulações deram espaço às piadas. “Tomara que sejam alienígenas, já que temos tanto lixo na Terra”, brincou Guilherme Vitorino.

“Tomara que sejam alienígenas, já tem muito lixo na terra”, comentou Guilherme Vitorino. “É o Luan Santana com o meteoro da paixão”, brincou Thiago Olavo.  “Eu acho que é a nave da Xuxa só para baixinhos”.


 
 
 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -