- Publicidade -
CotidianoEnem 2023: segundo dia de prova acontece neste domingo; veja regras

Enem 2023: segundo dia de prova acontece neste domingo; veja regras

De acordo com os dados preliminares, 28,1% dos inscritos não compareceram ao primeiro domingo de exame

- Publicidade -

- Publicidade -

O segundo dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 acontece neste domingo (12). Os participantes terão cinco horas para resolver as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática e suas tecnologias (matemática).

A abertura dos portões dos locais de prova será às 12h, com início do exame marcado para 13h30. O término das provas está previsto para 183h0. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram os pedidos aprovados terão uma hora a mais para concluir as provas.

O que pode levar?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) alerta que é importante que o participante esteja atento para o que pode e o que não pode levar no dia do exame. Dados preliminares apontam que 4.293 inscritos foram eliminados no primeiro dia do Enem 2023.

Uma das razões de eliminação previstas em edital é o porte de itens não permitidos durante a aplicação. As garrafas térmicas com termômetro de temperatura, por exemplo, são proibidas nos locais de aplicação das provas. O participante que não cumprir a regra será eliminado do exame.

- Publicidade -

O uso de outros objetos eletrônicos também não é permitido. Neste caso, o participante deverá guardar esses materiais desligados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope:

– óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)

– caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; -protetor auricular

– relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones ou tablets

– quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

O participante que precisa comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.

A entrada de lanches é permitida desde que esses sejam vistoriados pelo chefe de sala.

Reaplicação da primeira prova

Segundo o Inep, quem não foi ao primeiro dia do exame pode ir ao segundo. Porém, quem faltou por motivo que não se enquadra no edital não tem direito à reaplicação. O participante será considerado ausente no primeiro dia e terá as notas do segundo divulgadas no boletim de desempenho individual.

As pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento. De acordo com os dados preliminares, 28,1% dos inscritos não compareceram ao primeiro domingo de exame. O prazo para solicitar a reaplicação do exame será de 13 a 17 de novembro.

Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas pode pedir, por meio da Página do Participante, para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos), ambas ações do MEC (Ministério da Educação).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -