O Mercado Municipal de Campinas, no Centro, também sofreu estragos com a forte chuva da noite deste domingo (8). Uma enxurrada invadiu a estrutura provisória montada no estacionamento do local e lembrou uma forte correnteza.
A força da água foi tão forte que removeu uma proteção de plástico que cobria o piso. A altura da água chegou a subir 20 centímetros, segundo relato dos comerciantes do local, o que acabou danificando mercadorias de algumas bancas.
Em uma banca de calçados, o comerciante afirmou que perdeu 120 pares de calçados, além de alguns chapéus de palha, produtos de couro ficaram sujos de lama. Uma tabacaria também foi afetada pela enxurrada que atingiu o Mercadão.
Os comerciantes informaram que fizeram limpeza no local durante a manhã e que o local funcionou normalmente hoje.
Rescaldo da chuva
Campinas registrou 82,8 milímetros de chuva na noite deste domingo (8). Por causa do alto volume de água a Prefeitura fechou os 25 parques públicos da cidade por 24 horas a partir da manhã desta segunda-feira (9).
Ao logo do dia, 1,3 mil funcionários da secretaria de Serviços Públicos e reeducandos trabalharam na limpeza de diversos pontos da cidade. Foram retirados terra das vias e lixo e entulho em córregos e bocas de lobo. As equipes trabalharão todos os dias, até domingo.
A Defesa Civil registrou a queda de 94 árvores. Os dados incluem as ocorrências de ontem e foram atualizados no fim da manhã desta segunda-feira. Também foram 26 imóveis alagados; queda de muros em sete locais; dois deslizamentos e um destelhamento. Ninguém precisou ser desalojado e não houve vítimas. Ainda nessa nessa segunda-feira a Prefeitura anunciou uma série de medidas para evitar acidentes durante tempestades. Entre as ações está a instalação de 50 câmeras inteligentes interligadas à CIMCamp (Central de Monitoramento de Campinas) e de 100 painéis digitais com informações de pontos de alagamentos e enchentes (leia mais aqui).
Segundo a previsão, as tempestades devem continuar em Campinas nessa semana com a chegada de duas frentes frias. Com isso, além da previsão de riscos de novos temporais há também queda acentuada nas temperaturas (leia mais aqui).
Imóveis alagados
A Prefeitura de Campinas informou nessa segunda-feira que atendeu 50 famílias que sofreram danos pela tempestade de ontem. Foram 43 no Jardim Campos Elíseos, Distrito do Ouro Verde, e sete no Parque Oziel, na região Sul.
A Defesa Civil acionou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, que esteve nos pontos afetados. No Jardim Campos Elíseos foram distribuídos 43 Cartões Nutrir, 59 colchões e 38 cobertores. Lá, duas famílias tiveram a casa interditada e receberam aluguel social. No Parque Oziel foram entregues seis Cartões Nutrir e 16 colchões.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Confira o passo a passo para renegociar no Desenrola