A partir de amanhã (9), as escolas públicas de Campinas receberão agentes de saúde para vacinar crianças e adolescentes contra o HPV. A imunização será realizada em unidades municipais e estaduais de ensino na cidade.
Quem deve receber a vacina contra HPV?
A vacinação é direcionada a pessoas entre 9 e 14 anos. No entanto, uma nota técnica do Ministério da Saúde ampliou a imunização para jovens de até 19 anos, com dose única.
A secretaria de Saúde destaca que, além da prevenção ao HPV, o Programa de Imunização também atualizará as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes que estiverem com doses de rotina em atraso nas escolas.
Como funcionará a vacinação nas escolas?
Cada um dos 68 centros de saúde selecionará pelo menos uma unidade de ensino para a ação. As doses serão aplicadas até o final deste mês por equipes da Saúde da Família, com a agenda nas escolas sendo elaborada ao longo de outubro.
Quais escolas já estão com a agenda definida?
- Dia 9
Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira
Ação ocorre das 8h às 18h. - Dia 10
Escola Estadual Professor Moacyr Santos de Campos
Ação ocorre das 8h às 18h.
Escola Estadual Professora Ana Rita Godinho Pousa
Ação ocorre a partir das 14h.
Escola Estadual Adalberto Prado e Silva
Ação ocorre das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O que é o HPV?
O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes. É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.
Estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 630 milhões de homens e mulheres estão infectados pelo HPV no mundo. No Brasil, estima-se que há de 9 a 10 milhões de infectados e, que a cada ano, surjam 700 mil casos novos da infecção.
A imunização é indicada por ao menos 100 países e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos sobre prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais). É importante receber a vacina na faixa etária recomendada, uma vez que a produção de anticorpos é maior nestas idades.
Histórico e cobertura vacinal
A vacina contra HPV foi incorporada de forma escalonada ao Calendário Nacional de Vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de 2014 e, por conta da mudança no denominador ano a ano, a cobertura vacinal é feita por coorte.
A meta de cobertura é de 80%, porém, a adesão dos últimos anos ficou abaixo do esperado, principalmente em relação à segunda dose para pessoas do sexo masculino.
Os dados registrados em Campinas de 2017 a 2023 foram:
- 9 a 14 anos (meninas) – 1ª dose – 76,8%
- 9 a 15 anos (meninas) – 2ª dose – 57,6%
- 11 a 14 anos (meninos) – 1ª dose – 54,3%
- 11 a 15 anos (meninos) – 2ª dose – 32,7%
doses também estão disponíveis nas unidades básicas e as salas de vacinação funcionam conforme horário de cada uma. Não há necessidade de agendamento e detalhes sobre cada CS, incluindo endereços e contatos, estão na página https://vacina.campinas.sp.gov.br.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
APqC: soltura de peixe no Rio Piracicaba sem estudo prévio pode causar desequilíbrio
Casal é feito refém por bandidos dentro de casa em São Pedro